Trabalhando com Arduino e Octave

Fala galera, beleza? Agora, o ano finalmente começou… E no post de hoje, falaremos sobre Arduino , e como trabalhar em conjunto com o Octave. Se você não sabe o que é o Octave e como fazer ambos trabalharem juntos, venha comigo e acompanhe o artigo, que explicará tudo de forma simples e direta.

O que é o Octave?

O Octave, assim como Matlab e  também o Scilab, é um software voltado à computação numérica, onde podemos fazer inúmeras aplicações, voltadas à Engenharia. Uma grande vantagem do Octave é o fato de ser gratuito e sua sintaxe é largamente compatível com o Matlab, tornando uma opção bem vantajosa e útil para migração de projetos.

Um ponto, que também gosto de falar, é que o software é multiplataforma, ou seja, você sendo usuário de Windows, macOS ou Linux pode fazer o download do mesmo e as instruções estão no site (o Octave tem uma excelente documentação).

Unindo o Octave ao Arduino

Para trabalhar com o Octave e o Arduino, antes de tudo, você deve ter a IDE do Arduino devidamente instalada em sua máquina. Além disso, você já deve ter instalado o Octave e a versão do software deve ser superior a 4.0.

Para instalação, abra o software e no console digite o seguinte comando:

pkg install -forge Arduino

Aguarde alguns instantes, enquanto o pacote é instalado. Caso ocorra alguma mensagem de erro, verifique se tem a IDE do Arduino devidamente instalada.

Depois da instalação, vamos habilitar o uso do Arduino. Para isso, digite o seguinte comando:

pkg load Arduino

Feito isso, já vamos habilitar o Arduino a se comunicar com o Octave. Para isso, digite o seguinte comando:

arduinosetup

Será aberta a IDE do Arduino com um projeto, que nada mais é do que o código fonte, que possibilita o Octave a se comunicar com sua placa.

Clique em Upload e aguarde o processo de carregamento. Após o carregamento do código fonte, feche a IDE e vamos ao nosso primeiro exemplo.

Vamos ao nosso primeiro teste

Já instalamos o pacote e carregamos o mesmo. Mas agora, é a hora de testar a comunicação entre Arduino e Octave. Para isso, vamos ao exemplo mais clássico… Duvido você adivinhar rs.

Se você respondeu o famoso Blink LED, está certíssimo! Vamos piscar um LED, através do Octave.

Estou considerando que você está, apenas, com 1 arduino conectado em sua máquina. Caso contrário, de uma olhada na documentação oficial do Octave. Bom, com isso… Vamos usar o seguinte código fonte, para fazer o LED alterar o seu estado lógico a cada 1s.

Cole o seguinte código fonte acima no console… E, o resultado é simples… o LED vai piscar. O resultado, no console, será conforme a imagem a seguir:

O algoritmo é definitivamente simples, onde criamos o objeto Arduino, definimos o pino 13 como led_pin e iniciamos escrevendo 0 (LOW); aguardamos 1s e escrevemos 1 (HIGH) e isso ocorre, infinitamente, enquanto o circuito estiver energizado.

Obs.: Para que o mesmo funcione, é fundamental que você execute os passos anteriores. Caso contrário, o mesmo não vai funcionar e aparecerão mensagens de erro, pois o Octave e o Arduino não estarão se comunicando.

Com isso, temos a comunicação entre Octave e Arduino, algo relativamente simples e que pode dar ideias de futuros projetos.

Para finalizar…

Bom galera, espero que tenham gostado! O objetivo do artigo foi mostrar, de uma forma simples e didática, a comunicação entre Octave e Arduino. Isso é só o começo e, caso queiram ver mais projetos com ambas as plataformas, deixa seu recado! Seu feedback é fundamental para nós.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos que possam ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock