Spice Model no LTSpice

Beleza pessoal? Vamos continuar nossa série de artigos, para entender um pouco mais sobre o LTspice. Uma característica interessante do LTspice é que, sua biblioteca de componentes comerciais é pobre e tem muitos componentes específicos da Liner Technology Corporation –LTC. Porém, facilmente podemos simular os modelos comerciais, que tenham seus spice models disponíveis.

Diodo Retificador 1N4007

Monte o circuito a seguir. Se necessário, consulte os artigos anteriores para entender o básico de como montar circuitos no LTspice.

Para selecionar um diodo da biblioteca do LTspice, nesse caso o 1N4007, posicione o mouse sobre o componente ‘D1’, o ponteiro do mouse se transformará numa mão.Então, pressione o botão direito do mouse e a seguinte janela será visualizada.

Na janela ´Diode’, pressione o botão [Pick New Diode].Na janela ‘SelectDiode’,você não encontrará o 1N4007.Portanto,clique no botão [Cancel].

Ó Meu Deus! O Que Fazer?

Deus criou o criador do Google! Portanto, o Google é obra divina!

No Google pesquise ‘spice model 1N4007’. Eu encontrei um spice model, veja a seguir:

Voltamos ao Circuito

Na barra de ferramentas, o ultimo botão é [SPICE Directive]. Então, copie o spice model do diodo 1N4007 para o clipboard, e clique no botão [SPICE Directive].

A janela ‘EditTextonSchematic’ será visualizada.Então, cole o spice model, conforme mostrado a seguir. Também, ajuste o tamanho da fonte (FontSize) para o menor possível e clique no botão [OK].

Agora,clique com o botão direito do mouse sobre o valor do diodo.E, insira o modelo que acabamos de colocar no circuito, conforme mostrado a seguir.

Nosso circuito ficará conforme a ilustração a seguir.

Então, Vamos Simular!

Acredito não ser mais necessário detalhar a simulação e obtenção das formas de ondas… Afinal, já vimos nos artigos anteriores.

Funcionou! O novo modelo 1N4007 esta simulando normalmente!

Galera, vamos parar por aqui e daremos continuidade no próximo artigo.

Gostou? Se sim, compartilhe e de seu feedback! Caso tenha dúvidas, comente aqui abaixo.

Ismael Lopes

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock