Sacadas do AutoCAD: Comando PURGE.

Fala gente bonita e gente feia, tudo bem? Bom galera, nessa série de artigos, “Sacadas do AutoCAD”, eu pretendo dar algumas dicas a você, leitor que mexe ou está aprendendo a mexer no AutoCAD, sobre alguns recursos desse programa. Serão dicas rápidas sobre alguns comandos que facilitaram muito a minha vidinha de projetista. Para algumas pessoas, expert no assunto, elas podem parecer tolas, mas meu intuito é trazer todas as soluções que encontrei para as minhas dúvidas, quando eu era uma iniciante no CAD. E, acredite você ou não, mesmo tendo feito um curso de AutoCAD e tido aulas desse programa no curso técnico, muitas das coisas que vocês verão nesses artigos, ou aprendi sozinha, fuçando na internet, ou com colegas de profissão com quem troquei muitas “figurinhas”… Bora começar então, né?

Nesse primeiro artigo, vou mostrar um comando bem simples, mas que vai ajudar muito a você manter seu projeto o mais leve possível, eliminando o que não vai utilizar mais. O nome desse comando é o PURGE. Primeiramente, vamos entender o porquê você precisa limpar seu desenho e como essa maravilha de comando funciona.

No AutoCAD, muitas vezes, você começa a projetar e insere um bloco aqui, daí copia e cola uma parte de outro projeto ali… E quando percebe, o programa começa a travar do nada, causando um baita estresse e atraso na conclusão do seu desenho. E quando não, aparece essa mensagem no seu computador:

imagem-0
Tristeza do cadista descrita em uma só imagem :’(

E para aqueles que nunca viram essa imagem, quando ela aparece, meu querido, significa na maioria das vezes, que você perdeu tudo! Às vezes, o próprio programa faz uma cópia do arquivo automaticamente. Porém, nem sempre isso funciona e você, encurtando a história, acaba perdendo tudo. Mas esse FATAL ERROR é assunto para outro artigo.

Bom, voltando ao assunto principal desse artigo, a cada vez que você insere um novo bloco, ou parte de um outro desenho no SEU DESENHO, eles carregam consigo os layers de seus arquivos originais. E layer em excesso (quando digo em excesso, são aqueles que não estão sendo usados no seu desenho, hein?) no desenho, bloco desnecessário, estilo de cota ou linha que não está em uso etc., deixam o arquivo pesado. Portanto, quando você tenta trabalhar com um arquivo nesse estado, ele vai, com certeza, dar problemas de desempenho. O comando PURGE entra nessa história, justamente, para eliminar tudo o que for inútil no seu desenho. Pensa naquela faxina de mãe, sabe? Tudo aquilo que você não usa, simplesmente, é eliminado do arquivo.

Para encontrá-lo no AutoCAD, existem dois jeitos:

1) Você pode clicar no botão “Iniciar” (canto superior à esquerda), ir até a opção Drawing Utilities e o PURGE aparecerá para você como a quinta opção, como eu estou mostrando abaixo.

imagem-12) Para os mais familiarizados com os atalhos de teclado, basta digitar “PU” e teclar no Enter. Particularmente, prefiro trabalhar com os atalhos, pois poupa muito tempo e “tempo é dinheiro”, principalmente para quem trabalha elaborando projetos…

imagem-2

Usando o comando:

Depois que você escolheu esse comando, aparecerá essa caixa na sua tela:

imagem-3

Na primeira parte dessa janela, a Named Objects, você vai deixar habilitado a opção View items you can purge, pois serão, exatamente, os itens que você pode e precisa eliminar do seu arquivo.

imagem-4

Abaixo dessas duas opções, quando está habilitada a primeira opção, aparece uma caixa com TODOS os itens que NÃO são usados no desenho, separados pelos seus respectivos tipos.

imagem-5

Cada item é agrupado por categoria (Block é uma categoria, Dimension Style é outra categoria etc.) e quando há um item desnecessário na categoria, ela fica identificada com um sinalzinho de +.

imagem-6

Clicando no sinal de +, você visualizará o item que não está em uso.

imagem-7

Para realizar a limpeza, você clicará no item que deseja excluir (o item marcado fica azulzinho) e no botão PURGE lá embaixo (primeiro botão da esquerda para a direita). Lembrando que, você pode deixar habilitado ou não a opção Confirm each item to be purged. Com ela habilitada, todo item excluído, aparecerá uma nova mensagem, pedindo a confirmação da exclusão. Sinceramente, eu prefiro mantê-la desabilitada, pois enche o saco kkkk.

imagem-8

Existe outra forma de usar o PURGE. Para quem quer fazer a senhora faxina no desenho, sem ficar escolhendo o que pode ou não ser jogado fora. Você simplesmente clicará em PURGE ALL (segundo botão da esquerda para a direita). Entretanto, essa exclusão total não acontece logo de primeira, sendo necessário que você clique nele mais de uma vez. Ainda assim, eu prefiro usá-lo a ficar escolhendo o que excluir. Quando não houver mais nenhum item para ser excluído, os botões PURGE e PURGE ALL ficarão apagados.

imagem-9

Bem útil e fácil de usar, não é? Mas, você deve tomar cuidado ao usar esse comando. Isso porque, se você criou uma lista de layers assim que iniciou o desenho e de repente não usou por hora um layer “x”, mas sabe que futuramente irá utilizá-lo nesse mesmo desenho, ao acionar o PURGE, você pode, sem querer, excluí-lo. Portanto, ao usá-lo, tenha certeza de  que tudo o que não está em uso, realmente pode ser eliminado. ;)’

Concluindo …

Quanto à vantagem desse comando, acho que nem preciso explicar muito, hein? Afinal, não precisa ser o profissional do AutoCAD para saber que, quanto mais leve for o seu arquivo, mais fácil será para trabalhar em cima dele. E o risco de você tomar um FATAL ERROR na cara será bem menor, posso garantir isso a você!

Então galera, é isso aí! Essa foi a sacada de hoje e espero, do fundo do meu coração, que ela tenha ajudado a você, caro leitor, de alguma forma! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza? Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão de comando para a próxima sacada, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock