Primeiros passos com AutoCAD: PAINEL BLOCK – Aprendendo a inserir e criar blocos.

Fala gente bonita e gente feia, tudo certo? Bom, no post de hoje, vamos mexer nas principais funções do PAINEL BLOCK: inserir e criar blocos. Mas, antes de tudo, vamos entender o que são os blocos no programa. Os blocos são objetos (linhas, polígonos, círculos, arcos, curvas etc.) agrupados, que podem formar o desenho que você quiser: desde móveis, até símbolos dos mais variados. Entendendo isso, agora bora ao que realmente importa?!

COMANDO CREATE

Atalho: BLOCK

Botão:a

Função: Criar blocos.

Com esse comando, você cria blocos para utilizar no desenho que está trabalhando no momento. Existe outro comando em que você pode criar blocos para usar em outros desenhos. Entretanto, isso é um assunto que será tratado em outra postagem.

Observação: Baixe aqui o .dwg com o sofá desenhado para que você possa realizar a atividade proposta no post.

Vamos começar a mexer, de fato, no comando. Depois de chamá-lo no programa, ele abrirá uma nova janela.

imagem-1

Após escolher a opção SELECT OBJECT, selecione todo o desenho (clique o mais próximo possível do desenho e arraste o mouse até que todos os objetos estejam selecionados). Depois da seleção, aperte o Enter.

imagem-2

Agora o programa abrirá novamente aquela janela de definição do bloco:

imagem-3

Depois de clicar em OK, o programa pedirá a você que especifique o ponto de inserção do bloco (o ponto base para as próximas vezes que você inserir esse bloco no desenho). No nosso caso, é legal deixar o ponto base dentro do desenho. No próximo comando, em que você aprenderá a inserir esse mesmo bloco, entenderá o que estou falando agora!

imagem-4

Pronto, seu bloco foi criado com sucesso!

imagem-5

COMANDO INSERT

Atalho: INSERT

Botão: b

Função: Inserir blocos.

Agora, vamos aprender a inserir o bloco do sofá que acabamos de criar!

Após chamar o comando, o programa abrirá a seguinte janela:

imagem-6

Depois de clicar em OK, o programa pedirá que você mostre onde o bloco será inserido. Repare que o ponto base do bloco (onde o mouse está “preso”) é, justamente, o ponto dentro do braço do sofá, que especificamos quando criamos o bloco.

imagem-7

Pronto, você aprendeu a inserir um bloco! Repare na rotação do sofá inserido, com relação ao criado anteriormente. Você pode inserir sem rotar também e usar o COMANDO ROTATE, no bloco já inserido. Porém isso desperdiça tempo e é algo que não a vale a pena!

imagem-8

Bom galera, por hoje é isso aí! Na semana que vem, vamos aprender a montar a folha no espaço LAYOUT e configurar a página de impressão. Espero você por aqui, hein?! Gostou desse post? Achou a informação válida? Então, compartilhe em suas redes sociais e deixe seu feedback aqui embaixo, para sabermos sua opinião sobre o assunto! Afinal, seu feedback é extremamente importante para a evolução do nosso conteúdo!

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock