Primeiros passos com AutoCAD: Aprendendo a imprimir seu desenho!

Fala gente bonita e gente feia, tudo certo? Bom, esse é o último post da nossa série de primeiros passos com o AutoCAD (finalmente, né?!). E no artigo de hoje, vamos aprender a imprimir um desenho na escala correta e com as cores certas, colocando tudo na folha configurada.

Se você caiu de paraquedas nesse post e não viu nenhum artigo da nossa série, sugiro que clique aqui e veja! :)’

Agora, se você já está nos acompanhando e viu todos os posts anteriores, vou pedir uma coisa. Clique aqui e baixe o arquivo, que usaremos como base para aprendermos a imprimir, OK?! É um arquivo que EU desenvolvi, especialmente, para esse post. Então, já saiba que NÃO é um arquivo profissional, mas algo desenvolvido para fins educacionais…

Bom, vamos parar de enrolar e bora ao que interessa?!

1) Aprendendo a inserir a VIEW PORT

Agora, vamos aprender a trabalhar um pouquinho com a área de impressão do AutoCAD, ok?! Primeiramente, vamos mudar do especo MODEL para o LAYOUT no programa. No canto inferior esquerdo, existem abas (como no Excel). É só você clicar na aba LAYOUT e o programa mudará automaticamente de tela:

imagem-1

A aba que estiver “em preto” é a em uso. Entendendo isso, agora vamos fazer o desenho do espaço MODEL aparecer nessa nossa nova tela, OK?! Antes de tudo, crie um LAYER (Primeiros passos com o AutoCAD – Criando Layers) chamado VIEWPORT e o deixe habilitado (caso você esteja trabalhando com o arquivo que eu disponibilizei, fica tranquilo, porque o layer já foi criado nele).

Feito isso, digite o COMANDO VIEWPORTS e aperte Enter. O programa abrirá a seguinte janela:

imagem-2

Depois de clicar no OK, o programa pedirá para você clicar no primeiro canto que sua VIEWPORT ficará. Clique no canto superior esquerdo da sua folha (parte de dentro da margem):

imagem-3

Agora, o programa pedirá que você especifique o canto oposto que a VIEWPORT ficará. Clique no ponto indicado na figura abaixo (acima do carimbo da folha):

imagem-4

Perceba que, se você está usando o exemplo que eu mandei, ao terminar de desenhar a VIEWPORT, seus desenhos do MODEL já apareceram na tela! Agora, caso não tenha aparecido, clique duas vezes dentro da VIEWPORT e de um ZOOM EXTEND (Aperte Z+Enter+E+Enter). Depois clique em qualquer lugar fora da VIEWPORT, para parar de mexer no espaço dentro dela.

imagem-5

Bom, aprendido a inserir a VIEWPORT, vamos agora aprender a por o desenho na escala para a impressão, OK?!

2) Aprendendo a por o desenho na escala no LAYOUT.

Clique duas vezes dentro da VIEWPORT. Agora você está dentro do espaço MODEL, só que numa “janela” dentro do LAYOUT. Bom, feito isso, repare que no canto inferior direito aparecerá algumas opções e, dentre elas, a de ESCALA. Clique na setinha e perceba que, aparecerão várias opções de escalas muito utilizadas em projetos. Agora, é só você selecionar a escala, que deseja que seu desenho seja impresso.

imagem-7

Se o seu desenho estiver fora de escala na VIEWPORT, repare que o “tamanho” dele mudará na folha. Feito isso, ao imprimir seu desenho, ele sairá com a escala 1:100 (Ou a escala que você escolher).

imagem-8

Agora, clique duas vezes fora do espaço da VIEWPORT. Pronto, temos o desenho certinho, pronto para imprimir! A seguir, vamos aprender a configurar, de fato, a página para impressão…

3) Aprendendo a configurar a página para impressão.

Antes de imprimir de fato, vamos deixar a linha da nossa VIEWPORT invisível, pois não é interessante que ela apareça na impressão. Vá à tela de configuração de LAYERS e faça o passo a passo descrito na imagem abaixo:

imagem-9

Repare que, ao deixar as duas figurinhas azuis, você “desligou” e “congelou” o LAYER. E, no desenho em questão, a nossa VIEWPORT, simplesmente, desapareceu!

imagem-10

Agora sim, vamos imprimir essa bagaça!

Assim como em outros programas, que já está acostumado a usar, você vai apertar CTRL+P para imprimir. Aparecerá a seguinte tela para impressão:

imagem-11

Após seguir os passos descritos na imagem anterior, clique em WINDOW<. O programa pedirá a você para selecionar a área de impressão. Selecione a folha inteira (de um canto ao outro). Depois disso, o programa voltará para a janela de configuração de impressão. Daí você pode clicar em PREVIEW, para ter uma visão prévia da impressão, ou em OK que salvará em PDF ou imprimirá o arquivo, de fato.

imagem-12

Pronto galera e, com isso, concluímos nosso quadro de PRIMEIROS PASSOS COM O AUTOCAD. Para você visualizar como ficou minha impressão, clique aqui e baixe o PDF!

Por hoje, é isso aí pessoal! Gostou desse post? Achou a informação válida? Então, compartilhe em suas redes sociais e deixe seu feedback aqui embaixo, para sabermos sua opinião sobre o assunto! Afinal, seu feedback é extremamente importante para a evolução do nosso conteúdo!

Antes de irmos embora…

PS: O telhado não saiu tracejado na impressão… Tentei de tudo e o condenado não saiu tracejado! Kkk caso o seu tenha ficado certinho (tracejado), conte aqui nos comentários qual foi a magia que você usou, beleza!?

PS 2: Galera, eu esqueci de mostrar como inserir o arquivo em .ctb no seu computador! Afinal, não adianta nada eu disponibiliza-lo para você e não mostrar como fazê-lo funcionar, não é?! Então, vamos a um breve resumo do que você deve fazer, beleza?

Para começar, clique no botão “A” (canto esquerdo superior da tela), vá até a opção “PRINT” e procure o comando “MANAGE PLOT STYLES”;

imagem-13

Depois disso, o próprio AutoCAD abrirá a pasta em que as penas do programa estão localizadas. Daí é só você pegar o arquivo .ctb que disponibilizei, copiar e colá-lo dentro da pasta! E pronto, você terá a pena instalada no seu computador!

imagem-14

Agora sim galera, eu posso ir embora! Kkkk

Até a próxima!

Amanda Lima.

 

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock