O que é biometria e como funciona

Olá, meus queridos caiçaras! No post de hoje, vamos falar sobre um assunto presente no dia-a-dia de todos nós: a biometria. Seja para identificação no caixa eletrônico, pontos eletrônicos para início, pausa e término na jornada de trabalho… Enfim, em muitas aplicações na sociedade. Mas afinal, o que é biometria?

Conceito de biometria

A palavra biometria vem do grego: bios (vida) e metron (medida). De forma resumida, é uma maneira automática de medição e reconhecimento individual, baseado em suas características biológicas e comportamentais, servindo para identificar um indivíduo previamente cadastrado.

Sua principal vantagem é o fato de ser bastante confiável e estar em constante desenvolvimento, sendo utilizado para evitar fraudes, violação de senhas, entre outros possíveis problemas.

O que podemos medir com biometria

Hoje, creio que a forma de reconhecimento mais comum é a leitura da digital do indivíduo. Mas existem outras maneiras de identificar a pessoa por biometria, como reconhecimento da íris, reconhecimento facial, reconhecimento de voz, geometria vascular com suas particularidades…

Basicamente, todo sistema biométrico tem os seguintes processos, para análise do comportamento do indivíduo.

biometriaOnde: o primeiro, você vai realizar aquisição de uma amostra; o segundo você vai refinar o resultado, criar um modelo e na comparação, você equipara a leitura com o modelo armazenado, a fim de verificar se pertence a algum individuo. Deixando claro que, cada método tem suas particularidades, mas no modo geral, funciona dessa maneira.

Você quer saber mais sobre biometria e se aprofundar no assunto? Veja o Fórum Biometria, que tem inúmeros materiais de qualidade, para você se aprofundar no assunto.

Os principais benefícios

Hoje, com o grande aumento de tecnologias, é necessário aumentar a segurança, a fim de evitar fraudes e roubo de informações. O uso crescente da biometria tem ajudado e muito nisso, pois além de reduzir custos para as empresas, facilita a vida de nós, cidadãos, que não precisamos ficar lembrando n senhas para cada coisa que vamos usar. Apenas com nossa digital, voz e face, conseguimos resolver muita coisa em nossa vida. Vou dar um exemplo: em uma empresa, se você tem que bater ponto com o cartão e o esquece em casa, fica complicado não é mesmo? Com leitura biométrica é quase impossível você esquecer e facilita as coisas para você.

Bom, eu espero que o artigo tenha lhe auxiliado! A intenção dele foi aguçar sua curiosidade, caro leitor, pois esse assunto é muito vasto e interessante de ser estudado. Espero que esse material tenha lhe auxiliado de alguma forma e, se você tiver sugestões para futuros assuntos no blog, não deixe de comentar! Sua participação é fundamental para otimizar nossos conteúdos.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso material e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock