Nova versão da IDE do Arduíno 1.6.10 disponível.

Olá meus queridos caiçaras! Hoje é sabadão e nada melhor do que ler as novidades, desenvolver nossos projetos e aprender coisas novas! E vim anunciar para vocês uma novidade incrível: nessa semana, a nova IDE do Arduíno foi disponibilizada e pode ser baixada gratuitamente.

Apesar de não trazer muitas mudanças, a maior novidade nessa versão é o novo otimizador de código, que melhora o desempenho dos sketches gerados para o Arduíno Uno e outras placas, que utilizam o núcleo AVR. Há um recurso novo, o Library specification, que facililitará o uso de bibliotecas auxiliares com exemplos, considerando a arquitetura utilizada.

Além disso, a IDE do Arduíno aumentou o número de plataformas e microcontroladores suportados e também corrigiu alguns problemas que dava muita dor de cabeça. E, o melhor de tudo, foi incluso um novo tratamento para os erros gerados, ao tentar fazer o Upload do código para a placa. Isso facilitará a análise e correção do mesmo, principalmente para os iniciantes, que ao se deparar com um erro acabam se desesperando rs.

Para quem prefere trabalhar, diretamente, com o builder ou com editores externos como, por exemplo, Sublime Text (o que utilizo geralmente rs) Atom, entre outros, vai gostar bastante das atualizações específicas.

Um ponto que, em minha opinião, a IDE do Arduíno deixou muito a desejar (e esperava há muito tempo por isso) é a inclusão do auto complete. Atualmente, temos formas de usar isso na IDE, seja adaptando as nossas necessidades, ou caso prefire utilizar editores externos (como eu faço). Entretanto, já passou da hora do grupo Arduíno incluir essa ferramenta muito útil em sua IDE.

Bom galera, por hoje é isso! Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos que possam ajudar mais e mais pessoas.

 

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock