Fundações: Sapata

Fala galera, tudo certo?! Bom, hoje iniciarei uma série de artigos que vão falar, basicamente, de alguns dos tipos de fundações usadas nas construções aqui no Brasil. Desde já quero deixar claro que, esses artigos serão para mostrar alguns desses tipos de infraestrutura. Isto é, não entrarei em méritos de cálculos ou coisas do gênero. Então, rola a tela para baixo e não deixe de conferir o post!

Para começo de conversa…

Primeiramente, para aqueles que não sabem o que é uma fundação:

Fundação é a parte da estrutura, composta por elementos estruturais, que tem como função transmitir as ações que atuam na construção para o solo. Geralmente, essa parte da estrutura é construída abaixo do nível final do terreno.

Dentre os tipos de fundações, existem as fundações rasas e as profundas. Mas, qual a diferença entre elas?

As fundações rasas, ou superficiais, são aquelas que transmitem a carga da estrutura da construção ao solo, através das pressões distribuídas por sua base ao mesmo. Para esse tipo de fundação fica determinado que, sua profundidade de assentamento não deve ser inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta. E, tal dimensão não pode ser menor do que 60 cm. Além disso, quando esse tipo de fundação for executado próximo à divisa de terrenos vizinhos, sua profundidade mínima deve ser de 1 metro e meio, a não ser que seja assentado sobre rocha.

Já as fundações profundas são aquelas que transmitem as cargas da estrutura da construção ao solo, por intermédio da resistência de ponta (base), resistência de fuste (lateral), ou por uma combinação das duas. A profundidade de assentamento desse tipo de fundação deve ser superior ao dobro de sua menor dimensão em planta. Sendo assim, no mínimo, 3 metros.

Explicado, de forma rápida e sucinta, o que é cada tipo de fundação, vamos ao infográfico sobre sapatas!

Concluindo…

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock