Fonte Senoidal no LTSpice

Beleza pessoal? Vamos continuar nossa série de artigos, para entender um pouco mais sobre o LTspice.

Fonte Senoidal

Monte o circuito a seguir. Se necessário, consulte artigos anteriores para entender o básico de como montar circuitos no LTspice.

Para selecionar um diodo da biblioteca do LTspice, nesse caso o 1N4148, posicione o mouse sobre o componente ‘D1’. O ponteiro do mouse se transformará numa mão. Então, pressione o botão direito do mouse e a seguinte janela será visualizada.

Na janela ´Diode’, pressione o botão [Pick New Diode]. E, na janela ‘SelectDiode’, selecione o 1N4148 e clique no botão [OK].

Atenção!

Lembrando que, na barra de ferramentas, você encontra diretamente alguns componentes. Mas, para obter a fonte de tensão, clique no botão [Component] e será mostrado a janela [SelectComponentSymbol].

Na janela [SelectComponentSymbol], procure a opção [Voltage], que se encontra mais a direta e clique no botão [OK]

O Tipo Sine!

Com o circuito montado, posicione o mouse sobre o componente ‘Voltage’. O ponteiro do mouse se transformará numa mão. Então, pressione o botão direito do mouse e a seguinte janela será visualizada.

Clique no botão [Advanced] e a janela [IndependentVoltageSource] será visualizada. Perceba que, nessa janela temos as várias opções de fontes de alimentação. Mas, para o caso de Fonte Senoidal, selecione e ajuste os parâmetros, conforme mostrado a seguir.

Dependendo da aplicação, podemos ajustar vários parâmetros da fonte senoidal. Mas, os básicos são Amplitude e Frequência. Para outros casos, podemos ajustar Offset, Atraso, Defasagem e Número de Ciclos.

Depois de ajustado os parâmetros, clique no botão [OK]. O circuito será mostrado, como a seguir. Note que os parâmetros da fonte senoidal são visualizados no esquemático.

Sou Igual ao São Tomé… Quero Ver Para Crer!

Agora, vamos simular e visualizar a forma de onda da Fonte de Tensão. Com o circuito montado e ajustado, na barra de ferramentas, clique no botão [Run].Também, configure a análise de transientes com duração de 100ms.

A simulação já está rodando. Então, selecione a janela do circuito e faça a medição sobre o resistor. E assim, a forma de onda da tensão sobre o resistor será mostrada na janela superior.

Bacana hein! Mas, também quero ver, para crer, a forma de onda da Fonte Senoidal!

Selecione a janela do circuito, faça a medição sobre a fonte e a forma de onda da tensão também será mostrada na janela superior.

Legal! Mas, as formas de ondas ficam todas juntas?

Não. Podemos criar outro painel de visualização. Selecione a janela de forma de onda e, no menu [Plot Setting], selecione a opção ‘AddPlot Pane’.

Observe que, mais um painel de visualização foi adicionado na janela de forma de onda. Então, basta voltar à janela inferior e escolher a medição que deseja. Nesse exemplo, eu adicionei a corrente no resistor.

Bem, vamos parar por aqui e daremos continuidade, no próximo artigo.

Gostou? Se sim, compartilhe e de seu feedback! Caso tenha dúvidas, comente aqui abaixo.

Ismael Lopes

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock