Ferramentas de Gestão – Gestão à Vista

Olá meus queridos caiçaras, tudo bem? No post de hoje, vamos dar continuidade na série, que aborda ferramentas de gestão. Essas que são amplamente utilizadas nas empresas, de forma simples e objetiva, mostrando sua aplicação prática. Hoje, vamos conhecer sobre gestão à vista e o porquê é tão utilizada para indicadores de performance operacional, os OPIs, principalmente no ramo industrial.

O que é Gestão à Vista?

Gestão à Vista na prática, nada mais é, do que uma forma visual e simples de mostrar os principais indicadores e objetivos. Sendo esses, facilmente acessíveis por toda equipe e também com possibilidade de maior participação de todos os membros do time.

Os gráficos, fluxogramas e informações gerenciais são visualizados por todos e facilmente interpretados, sendo uma maneira eficiente de comunicação e também de transparência da organização com o colaborador.

Fonte: http://blog.systemsltd.com/introduction-kanban-methodology

Como aplicar a Gestão à Vista?

Para aplicar de forma eficiente a gestão à vista, é necessário definir quais são os indicadores chave e, também, quais indicadores condizem com visão da empresa. Definindo-se os indicadores, basta seguir alguns passos para conseguir aplicar tal ferramenta de forma eficiente.

  • Definem-se os indicadores chave e os indicadores operacionais;
  • Treinar a equipe para acompanhamento e preenchimento dos indicadores;
  • Preparar os líderes para disseminar o conhecimento e ressaltar a importância do envolvimento de todos;
  • Dar autonomia e responsabilidade a todos os envolvidos, dando maior participação a todos da equipe;
  • Criar uma política de premiação aos envolvidos, promovendo maior engajamento da equipe.

Com essas pequenas ações, o gestor poderá atribuir responsabilidades e focar em resultados, acompanhando os indicadores e elaborando ações para reduzir custos e eliminar possíveis problemas. Além disso, a equipe se sente motivada e envolvida nos processos e decisões da empresa.

Alguns exemplos…

A metodologia Kanban é um claro exemplo de gestão à vista, definindo o que fazer, o que está sendo feito e o que foi concluído. Ela é muito aplicada em diversas organizações e projetos de desenvolvimento ágil. Além disso, a exibição de dashboards, gráficos preenchidos pela equipe executante, também podem ser implantados para controle de uma variável crítica daquele setor / processo. Veja alguns exemplos:

  • Painel com indicadores de desempenho operacionais: rendimento, perdas, etc.;
  • Qualidade: padrões de qualidade, testes, etc.;
  • Manutenção: mapa de manutenção preventiva, perdas por falha de equipamento, etc.;
  • Comercial: vendas no mês, vendas por produto, etc.

A gestão à vista se mostra eficaz, devido a sua simplicidade. Afinal, esse é seu objetivo, mostrar de forma clara, informações importantes sobre o cenário atual da empresa e do setor o qual o colaborador está inserido.

Para finalizar…

Bom galera, espero que tenham gostado. O objetivo do artigo foi mostrar, de forma simples, o que é e como aplicar Gestão a Vista. Essa que é muito utilizada em diversas organizações para divulgação de seus indicadores e objetivos. Além disso, da maior autonomia à equipe. Se você tem alguma informação que deseja complementar, deixe seu recado, a participação de todos é muito bem vinda e importante.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock