Ferramentas de Gestão – Ciclo PDCA

Olá meus queridos caiçaras, tudo bem? No post de hoje, vamos finalizar a apresentação de algumas das ferramentas de gestão mais aplicadas pelas empresas. Você já ouviu falar sobre o ciclo PDCA e sua aplicação nos processos, buscando à melhoria contínua? É realmente simples o conceito, mas ao compreendê-lo e aplicá-lo corretamente, com certeza a empresa terá excelentes resultados. Antes de tudo, vamos conhecer o que é a ferramenta.

O que é o ciclo PDCA?

O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), ou também chamado como roda de Deming ou de Shetwart, foi desenvolvido na década de 1920, pelo físico norte americano Walter Andrew Shewart e aperfeiçoado na década de 1950, por William Edwards Deming. Sendo o último, conhecido por ser um dos gurus no gerenciamento de qualidade, devido as suas contribuições em processos de melhoria contínua durante a Segunda Guerra Mundial.

A ferramenta é aplicada em processos de melhoria contínua, contendo 04 fases, sendo aplicada sucessivamente, a fim de otimizar resultados e com certeza, elevar os padrões de qualidade, exigidos na organização.

Fonte: http://www.allaboutlean.com/pdca/

Etapas do ciclo PDCA

O ciclo PDCA é composto de 04 etapas, que busca ao término do último ciclo, retomar o inicio da roda, de forma a sempre, buscar a melhoria contínua de um processo. As etapas são:

  • Plan: consiste em identificar os problemas de um dado processo/tarefa, estabelecer metas, analisar o processo e elaborar um plano de ação a fim de eliminar tal anomalia;
  • Do: literalmente é meter a mão na massa. Essa etapa é botar em prática as ações definidas no plano de ação, realizar treinamentos com a equipe, para qualifica-los a nova metodologia definida… Enfim, é botar em prática o que foi planejado;
  • Check: acompanhar as ações realizadas, a fim de verificar se o que foi executado está conforme o planejado, ou se o planejamento foi adequado. Neste momento, é importante definir indicadores de performance, e acompanhar se haverão desvios, que deverão ser corrigidos, na etapa posterior;
  • Agir: nesta etapa compara-se o que foi verificado na etapa check com o plan e se realizam os ajustes necessários, para que o projeto tenha sucesso e obtenha resultados. Essa etapa é importante para padronizar ações e comparar o real com o planejado.

Vale ressaltar que, o Ciclo PDCA é contínuo e após implantar as 04 etapas, reinicia-se o ciclo a fim de otimizar o processo e encontrar outros possíveis gargalos. Por conta disso, essa ferramenta é muito aplicada em muitas empresas.

O PDCA aplicado à Engenharia

Não teria sentido falar sobre uma ferramenta de gestão, se a mesma não tivesse aplicação em Engenharia. Afinal, nosso blog é sobre Engenharia rs. Brincadeiras a parte, a roda PDCA pode ser aplicada nas mais diversas áreas e processos, abrangendo, claro, os Engenheiros de plantão. Vamos a alguns exemplos:

  • Otimização de um layout de canteiro de obras;
  • Otimização dos materiais aplicados a uma obra;
  • Otimização dos insumos da produção de um bem consumível;
  • Estudo nos planos de manutenção preventivos, preditivos e corretivos.

Enfim, estes são alguns dos inúmeros exemplos desta ferramenta de gestão de qualidade. Como podem observar, as áreas são multidisciplinares e vão desde Civil até a área de Produção. Ou seja, querido leitor, dificilmente você escapará disso e tem que saber o que é e para que serve esta ferramenta.

Fonte: http://engineeringhint.com/10-best-mechanical-engineering-apps-android-users/

Para finalizar …

Bom galera, o objetivo foi mostrar direto e reto o que é o ciclo PDCA e o conceito por trás disso. Sei que a maioria dos Engenheiros não gosta de ferramentas de gestão (incluo-me nessa rs). Mas infelizmente, é um mal necessário e temos que, pelo menos, compreender o básico de tais ferramentas, para conseguir adentrar ao mercado de trabalho. Se você tem algum comentário, ou aplicação do ciclo PDCA que gostaria compartilhar conosco, deixe seu comentário. Afinal, sua opinião é muito importante para nós.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock