Desmistificando: Desmoronamento e escorregamento

Fala gente bonita e gente feia, tudo bem? Bom, a desmistificação de hoje falará sobre dois processos dos quais parecem sinônimos e, muitas pessoas ou até mesmo a grande mídia fazem confusão com seus significados: Desmoronamento e escorregamento. Esses dois processos NÃO se tratam da mesma coisa e vamos tentar esclarecer da forma mais simples possível, o que cada um significa. Já para esclarecer, não somos especialistas no assunto, apenas trazemos assuntos e conhecimentos que adquirimos em nossas aulas e vidas profissionais, que podem ajudar você, leitor, a tirar uma dúvida ou matar a curiosidade sobre determinado tema, ok?

Bom, vamos ao que interessa. Afinal, qual é a grande diferença entre um desmoronamento e um escorregamento?

Sem título

O escorregamento é, basicamente, o movimento rápido de massa, com pouca duração, no qual o solo é mobilizado devido a condições naturais ou antrópicas.  Nesse tipo de movimento de massa, é possível distinguir o material deslocado do não movimentado.

Escorregamento ocorrido em Santos, no Monte Serrat (1928).
Escorregamento ocorrido em Santos, no Monte Serrat (1928).

Já o desmoronamento se trata basicamente de queda, desabamento. Ou seja, um edifício desmorona, uma casa desmorona, uma estrada desmorona, um barranco desmorona… Quando uma construção humana ou natural “CAI”, pode-se dizer que a mesma desmoronou! Mas um desmoronamento não é um movimento gravitacional de massa, ou seja, ele NÃO é um sinônimo de escorregamento. Lembrando que, um escorregamento pode causar um desmoronamento e ambos podem fazer muitas vítimas, sendo esses eventos extremamente perigosos.

Restos de um prédio após seu desmoronamento no Rio de Janeiro (2011).
Restos de um prédio após seu desmoronamento no Rio de Janeiro (2011).

Então galera, em geral a diferença entre esses dois termos, desmoronamento e escorregamento é essa. Espero muito ter ajudado você, caro leitor, com essa desmistificação. E se você possui alguma dúvida, ou tem alguma sugestão de tema para o próximo Desmistificando, deixa um comentário logo abaixo, beleza?

Até a próxima!

Amanda Lima.

3 Comentários

  1. Este blog é ótimo além de tudo esclarecedor.
    Parabéns ao meu amigo Yhan e a Amanda.

    Se o Brasil tivesse mais jovens como vocês, teríamos outro cenário.

    Pacu tenho orgulho de ser seu amigo e apoiador.
    Forte abraço.


Deixe seu comentário.

SiteLock
%d blogueiros gostam disto: