Construções extraordinárias: Torre Eiffel.

Fala gente bonita e gente feia, tudo bem?! Bom, hoje nas nossas construções extraordinárias, falaremos sobre a obra que foi denominada como “A escada para o céu”. Se você é apaixonado pela França, sabe do que estou falando: A Torre Eiffel! E, particularmente, dedico esse post para minha irmã mais nova, Patrícia Lima, que passou a adolescência inteira colando imagens da Torre Eiffel em todos os cantos possíveis da casa. Agora, bora ao que interessa?!

imagem-1

Você sabe como foi construída a Torre Eiffel?

A Torre Eiffel é uma das construções mais belas do mundo e não tem como falar sobre a França, sem pensar nela. Ela foi construída entre os anos de 1887 e 1889, em comemoração ao centenário da Revolução Francesa. Na época, a pretensão de seu criador, o engenheiro Gustave Eiffel (olha ele aqui de novo kkk), era construir a estrutura mais alta do mundo, com 300 metros.

A ideia do projeto partiu de dois jovens membros da empresa de Eiffel, Maurice Koechlin e Emile Nougier, que fizeram os cálculos preliminares da estrutura. O material escolhido para o trabalho fora o ferro fundido, pois além de ser a especialidade de Eiffel, ainda era considerado mais barato que o aço.

A torre é formada por uma estrutura de barras de ferro forjado, presas com rebites, apoiadas em sólidos alicerces. Para não dificultar a construção, cada componente não podia ter o peso maior do que 3 toneladas.

A obra teve seu inicio em janeiro de 1887, com a construção dos alicerces: gavetas de aço de 15,00 x 7,00 x 2,00m, cheias de concreto e enterradas no subsolo. Em junho do mesmo ano, iniciou-se o erguimento das estruturas de ferro. Os componentes eram içados com guindastes e montados com tamanha perfeição que, quando a estrutura chegou aos primeiros 50 metros, os orifícios das suas peças pré-moldadas se encaixavam exata e precisamente. Isso era essencial para o andamento da obra, uma vez que, o ferro forjado não podia ser soldado e as peças necessitavam serem montadas com rebites.

imagem-2

Ao total, a Torre Eiffel pesa 9.547 toneladas, tendo 18.000 componentes presos com 2,5 milhões de rebites! Na sua construção trabalharam 230 operários, sendo 100 na fabricação das peças e 130 na montagem da torre. Ela tem exatos 301 metros de altura, com uma dilatação em dias calorosos de até 17 centímetros.

Sua construção não foi muito barata:

Na época ela custara quase 7.800.000 francos, cerca de um milhão a mais do que o senhor Eiffel calculara… Entretanto, ao contrário das expectativas negativas de prejuízo, ao final do primeiro ano de sua inauguração, a nova atração turística tinha gerado dinheiro suficiente para amortizar 75% do custo total da obra.

O tempo passou e a torre…

            Bom, a princípio a Torre Eiffel foi projetada para durar apenas 20 aninhos. Mas, nós sabemos que ela está de pé, firme e forte até os dias de hoje (graças a Deus!). Nos anos de 1980 foi realizada uma restauração em sua estrutura, que custou cerca de 28 milhões de dólares. Uma das principais operações nessa restauração foi a retirada de material, que estava causando excesso de peso à estrutura. No total foram subtraídas cerca de 1.000 toneladas de material, dentre eles uma escada giratória de 180 metros de altura.

Outro detalhe que não posso deixar de citar nesse post sobre a torre é a sua cor. Ela é pintada de cor terra, ou melhor, brun Torre Eiffel, denominação exata de sua tonalidade. A cada 7 anos, são aplicadas por volta de 45 toneladas de pintura nela (fala sério, é muita tinta!).

Curiosidades sobre a Torre Eiffel:

            -Na base das 16 colunas da torre (4 por cada suporte) foram instalados macacos hidráulicos, que permitiram ajustar os suportes de forma que, as vigas do primeiro andar ficassem horizontais;

-Durante a Segunda Guerra Mundial, uma estranha avaria impediu Hitler de usar os elevadores da torre, obrigando-o a subi-la a pé. Depois da libertação de Paris em 1944, descobriu-se que a tal avaria era, apenas, um parafuso frouxo;

imagem-3

Os elevadores da torre, naquela época, subiam a uma velocidade de 120 m/min.;

-Eiffel construiu, acima da terceira plataforma, um pequeno apartamento para seu próprio uso, com quartos para “experiências científicas”;

-A Torre, tão famosa pela sua beleza, já foi palco de inúmeros suicídios, desde a sua construção: dados da década de 1990 relatam que, cerca de 400 pessoas se lançaram da mesma, desde a época de sua inauguração.

Bom galera, por hoje é isso aí! Espero que você tenha gostado de descobrir um pouco mais sobre a construção desse monumento! Que nossa postagem tenha agregado algum valor aos seus conhecimentos. E, se você tem alguma sugestão de tema, ou quer deixar algum comentário sobre o assunto, poste aqui abaixo. Teremos o maior prazer em atendê-lo. Afinal, sua opinião é de extrema importância para o nosso crescimento.

Até a próxima!

Amanda Lima.

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock