Circuito Dimmer

Olá, meus queridos caiçaras! Hoje, demonstrarei um circuito muito simples e bastante utilizado no dia-a-dia: o circuito Dimmer. Ele serve para controlar a luminosidade de uma lâmpada incandescente, rotação de um motor AC (por exemplo, motor de ventilador),  fornos elétricos, etc.

Como isso ocorre?

O Dimmer é amplamente utilizado na indústria eletroeletrônica. Seu principal componente atuante é o TRIAC, que através de uma corrente aplicada em seu gate, permite controlar a corrente de saída para a carga, atuando na variação de potência por meio do controle de fase, ou seja, variando o ângulo de disparo.

Com o disparo realizado no início do semiciclo, o semiciclo “todo” será conduzido para a carga, transferindo a máxima potência. Se o disparo ocorrer, ao final do semiciclo, apenas uma pequena parcela será conduzida para carga, transferindo menor potência. Essa variação é controlada por um potenciômetro.

disparo-triac
Fonte: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/2025art294.html

Vamos à lista de materiais que necessitamos para montagem do circuito:

2 – Conector borne KRE 2 vias;

1 – DIAC  1N4511 ou 40583;

1- TRIAC TIC 226D;

1 – Potênciometro de 100kΩ;

1 – Resistor de 10kΩ 1W;

1 – Capacitor de poliéster de 22nF 400V.

Com essa pequena lista de componentes, você consegue montar um simples Dimmer e testar na sua casa. Caso queira montar na placa de circuito impresso, você deve comprar itens adicionais como: placa de fenolite face simples 5×5 cm, percloreto de ferro e caneta para retroprojetor, além de contar com o ferro de solda e estanho para realizar a solda dos componentes.

Diagrama Esquemático

O diagrama esquemático foi desenvolvido utilizando o software Proteus Professional (ISIS) e está a seguir:

untitled

Optamos por montar o circuito Dimmer mais simples existente. Há circuitos mais complexos e sofisticados com filtro passa baixa e filtro snubber, que se usa em cargas indutivas para evitar falsos disparos. Mas para você, que deseja pegar uma tarde e fazer esse circuito em casa para testar para controlar uma lâmpada, não terá problemas.

Bem, agora vou deixar com vocês um exemplo de layout na placa de circuito impresso. Esse layout foi feito utilizando o Proteus Professional, mais precisamente o ARES.

dimmer

Uma pequena observação: o DIAC, deixei no layout da PCB um diodo Retificador, pois na versão que utilizo o ARES, não tinha o package com esse camarada. Como o DIAC contém 2 terminais, coloquei o diodo apenas para layout da PCB, com o cuidado de manter as ligações corretas aos demais componentes. Creio que isso não atrapalhará você na prática, se tiver alguma dúvida, estarei à disposição para esclarecimento.

Espero que esse post tenha lhe auxiliado. Os arquivos para download estão disponíveis, caso necessite analisar algum detalhe. Inclusive o layout que fiz está disponível nos arquivos, basta clicar aqui.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos que possam ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.

SiteLock