Você sabe o que é taxa de contração do solo?

Fala galera, tudo certo?! Bom, no post de hoje vamos continuar a falar sobre terraplanagem… Já que, na semana passada, falamos sobre o índice de empolamento do solo, hoje vamos falar sobre o contrário: O ÍNDICE DE CONTRAÇÃO DO SOLO. Então, se você ainda não leu nosso último artigo, sugiro que você clique aqui, antes de prosseguir nessa postagem.

Agora, se você já leu sobre o índice de empolamento, então rola essa tela para baixo e continue lendo esse artigo!

O índice ou taxa de contração…

Imagine a seguinte situação: Você precisa aterrar parte de um terreno em desnível. A partir disso, você tem 60m³ de terra (cortada de outra parte do terreno) para esse aterro. Porém, depois da compactação, você percebe que esse volume de terra não foi o suficiente. Isso porque, você ainda não conseguiu nivelar aquela parte do terreno com o restante. Essa diferença entre o volume da terra proveniente do corte e compactada é o que chamamos de contração. Agora, para aqueles que preferem uma definição mais frufru…

A contração ocorre quando o volume final é inferior ao que havia no corte.
Fonte: https://www.nonoai.rs.gov.br

Assim como o índice de empolamento, essa taxa também é expressa em porcentagem. A fórmula para descobrir a quantidade real de terra, necessária para realizar um aterro é:

  • Onde:
  • Vc = Volume de terra medido no corte.
  • Va = Volume compactado no aterro
  • C = Contração

Observação Importante!

Para descobrir o índice de contração do solo, é necessário saber antes, sua redução volumétrica. Sendo assim se, por exemplo, tivermos 1m³ de solo medido no corte e, após sua compactação seu volume cair para 0,70m³, sua redução volumétrica é de 0,30 ou 30%. A partir disso, o índice de contração para essa hipótese será:

Vamos a um exemplo prático!

Digamos que, possuímos um terreno desnivelado, em que uma de suas partes, necessita de aterro. Esse aterro terá um volume final de 145m³ (Va), com a taxa de contração de 70% (C – que calculamos anteriormente).

Então, precisaremos escavar o seguinte volume de terra do terreno (Vc):

Sendo assim, precisaremos escavar 207,14 m³ de terra desse terreno, para podermos aterrar a parte desnivelada.

Boa galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.