Você sabe o que é GREIDE?

Fala galera, tudo certo?! Bom, no post de hoje vou continuar falando de terraplanagem. Dentre os diversos subtemas envolvidos nesse assunto tão importante na Engenharia Civil, escolhi para esse artigo explicar um pouco sobre Greide. Afinal, você sabe do que isso se trata?

Greide…

Estava eu, revisando a bendita matéria de terraplanagem e me deparei com esse termo, em diversos materiais na internet. Entretanto, todo mundo falava dele, mas a maioria não explicava o que ele era.

Para aqueles que não sabem ou, assim como eu, não lembram, GREIDE (ou grade) é uma linha gráfica, que segue pelo perfil do terreno, tendo uma determinada inclinação. Essa linha é o que define quais partes do terreno serão cortadas e quais serão aterradas.

Ainda falando de definição, pode-se dizer que o GREIDE é a linha que une de dois em dois, um determinado número de pontos do perfil de um terreno.

Através da imagem acima, pode-se perceber a quantidade de locais desse exemplo que precisarão ser aterradas e cortadas. A distância vertical entre um ponto do greide e o ponto correspondente no alinhamento natural do terreno, é o que chamamos de COTA VERMELHA. Essa pode ser positiva ou negativa.

Ela será positiva (CV+), quando o ponto do greide estiver acima do ponto correspondente no terreno. Nesse ponto, o terreno precisará de aterro. Já a mesma será negativa (CV-), quando o contrário acontecer. Isto é, o ponto do greide estará abaixo do ponto do terreno. Daí esse ponto do terreno terá a necessidade de ser cortado.

Para finalizarmos esse assunto, não podemos esquecer do PONTO DE PASSAGEM (PP). Esse é o ponto do greide, que coincide com o ponto correspondente do terreno. Isto é, nesse local fica a transição entre o aterro e o corte, onde a Cota vermelha é nula (igual a 0).

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E, se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima

0 Comentários

Deixe seu comentário.