Vale a pena aprender? – Proteus Professional

Olá meus queridos caiçaras, tudo bem? Hoje, estou quebrando o protocolo de quarta-feira, afinal pra que protocolo? Rs. Falarei de um software poderoso e que ajuda muito o estudante de Engenharia, que estuda eletrônica de um modo geral.

O que é o Proteus Professional?

O Proteus Professional, da empresa Labcenter Eletronics, é um suite que incorpora um programa para criação de circuitos (ISIS Professional) e outro para elaborar a placa de circuito impresso (ARES Professional). Além de simular diversos microcontroladores, podendo executar o firmware, acessando os registradores, além de opções de Debug.

Muito completo, ele é uma verdadeira mão na roda para sua etapa de prototipação. Sabe o projeto, aquele que está em mente e ainda quer testar antes de montar em uma Protoboard? O Proteus é a resposta para isso! Com as opções de simulação, você testa seu firmware e faz as correções necessárias, antes de partir para a próxima etapa.

Explorando suas vantagens

A partir da versão 8, o Proteus, que já era uma ferramenta poderosíssima, tornou-se ainda mais completo. Agora é possível trabalhar guias, tudo em uma única janela, facilitando a vida de quem está projetando o circuito, além do editor do firmware. Você sabia, que consegue simular o seu Arduíno, codificar e já montar a placa de circuito impresso no Proteus?

Veja um exemplo de um projetinho simples, onde utilizo dois push-buttons, para acionar dois relés que consequentemente acionarão uma carga.

simula

Perceba que existem 3 abas: uma com o esquemático, outra com o código e outra com o design da PCB que você vai criar, tudo em apenas 1 janela, sem a necessidade de trabalhar com várias, isso ajuda e muito na sua produtividade. Como disse, é possível escrever o sketch direto no Proteus, par a isso funcionar perfeitamente, siga as instruções do software, é bastante simples e intuitivo:

code

Concluindo …

Conheci o Proteus no curso técnico e, desde então, eu venho o utilizando para boa parte de projetos, seja do blog ou da faculdade. É uma ferramenta fantástica e no que ele está proposto a fazer, ajuda e muito. Para design da placa de circuito impresso, existem ferramentas melhores, claro! Mas, para pequenos projetos, o Proteus é bem vantajoso!

Bom, eu espero que o artigo tenha lhe auxiliado! Se gostou da postagem, tem alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar aqui embaixo! Terei o prazer de responder e, juntos, aprender um pouco mais sobre o quão incrível pode ser a Engenharia.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!
Yhan Christian

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.