Vale a pena aprender – Conheça o PSP-UFU

Fala galera, beleza? No post de hoje, vamos conhecer um incrível software, para nos ajudar no estudo de sistemas elétricos de potência… E sabe o que é melhor? Esta ferramenta é 100% GRATUITA! Estamos falando do PSP-UFU… Acompanhe este artigo e entenda como esse programa trabalha.

O que é o PSP-UFU?

Conforme descrito em sua página:

O PSP-UFU (Plataforma de Sistemas de Potência da Universidade Federal de Uberlândia) é um software gráfico, gratuito, multiplataforma e de código aberto para estudos em sistemas elétricos de potência.

A GUI (Graphical User Interface) é amigável e permite que o usuário realize simulações com apenas alguns cliques.

Por meio de ferramentas gráficas, o usuário poderá criar qualquer rede elétrica, inserindo e editando elementos de potência. Também é possível importar, criar e editar os controles das máquinas síncronas, utilizando diagrama de blocos.

Para a visualização de resultados, o programa possui elementos de texto na tela principal, tabelas e gráficos

Para realizar o download é bastante simples, basta acessar a página de download, como trata-se de um software multiplataforma, o mesmo está disponível, tanto para Windows como para Linux.

Como podem observar, a documentação para instalação é muito boa e tem o passo a passo.

Conhecendo a Interface

Depois de instalar o software, que tem as instruções detalhadas na página, vamos abrir o programa. Sua tela inicial tem a aparência, conforme imagem a seguir:

O mesmo conta com as abas Arquivo, Ferramentas e Simulação. Na Aba arquivo, contamos com as seguintes opções:

Projetos

  • Novo: criamos um novo projeto;
  • Abrir: podemos abrir um projeto já existente;
  • Importar: é possível importar arquivos “.PWF / .LST” do software “ANARED” ou “.STB” do software “ANATEM”;
  • Configurações gerais: configuramos a interface, podendo deixar claro ou escuro e também o idioma;
  • Sair: encerra o programa;

Projeto Atual

  • Salvar: salvamos o projeto atual;
  • Salvar como: salva o arquivo em um diretório que desejar;
  • Fechar: encerra o projeto em aberto;

Ajuda: contamos com informações a respeito do software e também o manual de ajuda.

Na Aba Ferramentas, temos opções para edição do projeto, além de contar com os relatórios, podendo gerar relatórios de dados, gráficos, além de tirar um print screen da tela.

Por fim, contamos com a aba de Simulação, que nos permite realizar testes Contínuos e algumas simulações como:

  • Fluxo de Carga;
  • Estabilidade eletromecânica;
  • Falta seja de fase ou neutro;
  • Nível de curto-circuito;

Além de definir alguns parâmetros para simulação.

Hora de testar…

Bom, eu realmente fiquei impressionado pelo trabalho desenvolvido pelo Thales Lima Oliveira (thales@ufu.br), autor do software! O mesmo possui, inclusive, na página de descrição a opção de Samples, que são alguns exemplos elucidando o conceito dos fenômenos nos sistemas elétricos. Recomendo que faça o download, afinal vamos utilizar um dos exemplos para testar o programa.

Com o arquivo samples.zip baixado, descompacte o mesmo em um diretório de sua preferência. Assim que for descompactado, será gerada uma pasta com o mesmo nome. Agora, vamos abrir o programa e na aba Arquivo e na opção abrir, selecionaremos o arquivo 9 bus test system – stability:

O mesmo trata de um teste de estabilidade, de 9 barramentos, de um sistema elétrico de potência fictício.  Sua tela deverá ficar, conforme a seguir:

Feito isso, vamos simular, rs! Clique na Aba Simulação e clique no botão Habilitar Solução. Você perceberá que, os parâmetros dos transformadores, das barras e dos geradores serão exibidos. Agora, clique na opção Executar Estabilidade, aguarde um momento, enquanto o software processa os dados. E, por fim, confirme a geração dos gráficos do estudo.

Você poderá maximizar a tela e visualizar os gráficos de tensão e ângulo dos barramentos e os gráficos dos parâmetros dos geradores síncronos.

Este software permite, também, a configuração dos parâmetros de simulação, definir a potência de base, definir o método para o cálculo do fluxo de carga, além de outros parâmetros do sistema. Você poderá utilizá-lo como prova real dos cálculos, que te pedem na faculdade rs.

Para finalizar…

Bom galera, nosso objetivo hoje foi trazer uma ferramenta para nos auxiliar no estudo de SEP e não dar uma aula. Afinal, trata-se de um tema complexo e demanda, ao menos, 1 semestre na faculdade, rs.

Se você conhece sobre sistemas de potência, não deixe de contribuir divulgando esta ferramenta gratuita, aberta, multiplataforma, que poderá lhe auxiliar inclusive em um TCC dependendo do tema escolhido, além de te auxiliar na compreensão das matérias relacionadas ao tema.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.