Vale a pena aprender – Conheça o PLC Simulator

Fala galera, beleza? No post de hoje, vamos conhecer mais um incrível software para nos auxiliar no dia a dia, como estudantes de Engenharia e, até mesmo, como profissionais que desejam treinar suas habilidades de programação de CLP… Estamos falando do PLC Simulator!

O que é o PLC Simulator

O PLC Simulator é um simulador de CLP 100% ONLINE e gratuito, que tem como objetivo ser uma ferramenta para treinamento de habilidades e, claro, aprender a programar CLP com a linguagem Ladder, a mais utilizada para esta finalidade.

Como podem observar, para acessar o PLC Simulator, é necessário login e senha. Caso não tenha conta, basta criar uma rapidamente, clicando em Create a New Account.

Conhecendo o programa…

Com sua conta já criada, faça o login e habilite o plugin Adobe Flash, para habilitar o simulador. Sua tela é composta pelos menus File, com opções para criação de arquivos ou carregamento de arquivos já existentes, Scan, para iniciar o programa já criado ou realizar um Scanner do programa e o menu Help, onde você poderá consultar tutoriais para ajuda.

Como podem ver nos ícones, temos 04 opções sendo:

  • Basic: Onde selecionamos os contatos NA, NF, bobinas, criamos o paralelo para contato de selo etc.;
  • Arithmetic: Onde selecionamos as 4 operações básicas e os operadores de comparação;
  • Logic: Selecionamos as funções lógicas e desvios do programa;
  • Counter & Timer: Selecionamos contadores e temporizadores.

Como pode observar, a interface é relativamente amigável e simples de trabalhar, sendo bem fiel ao que se propõe: Plataforma simples, para treinamento de programação Ladder.

Você percebe, ao clicar no menu Help, que terá várias opções de simulações e como utilizar a aplicação:

Obs.: Após realizar toda instrução DAR ENTER, caso contrário seu programa não funcionará corretamente.

Vamos a um exemplo!

Bom, vamos treinar nossas habilidades com CLP. Aqui estou com o objetivo de mostrar a ferramenta de programação online e não explicar, detalhadamente, cada uma das funções da linguagem Ladder. Então, vamos criar uma situação, que é puramente fictícia de um determinado sistema produtivo que um dispositivo para a produção. Sendo assim, ao atingir um número x de peças, no caso, vamos determinar como 5 peças, o processo é parado e, apenas, reiniciado quando as mesmas forem retiradas.

Pensando nisso, o que vamos precisar? Bom, os materiais para esta aplicação são: dois botões, um sensor para contar peças, uma esteira “fictícia rs” e claro CLP.

Para facilitar a criação da lógica, vamos listar as entradas e saídas que serão utilizadas:

Com isso, vamos ao nosso diagrama Ladder:

Explicando o funcionamento…

O programa, basicamente, faz o seguinte: temos uma memória com o contato, normalmente fechado, associada em série com o botão liga, sendo essa condição verdadeira, apenas enquanto a memória não for acionada. Sendo assim, a máquina só poderá ser acionada, caso a memória A/0 não esteja energizada.

Utilizamos um contador UP, onde os pulsos para contagem são fornecidos pelo sensor, ligado a entrada I/2. Ao atingir o valor de preset, o contador envia um nível lógico 1 para o bit de memória A/0, assim o sistema fica paralisado aguardando o reinício.

Para finalizar…

Bom galera, o post de hoje foi para mostrar essa incrível ferramenta, para simulação de programação Ladder. Espero que tenham curtido! Caso queira fazer o download do arquivo, clique aqui e fique à vontade, para fazer sugestões de futuras postagens. Afinal, sua interação é fundamental para o blog.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.