Vale a pena aprender – Conheça o Logisim

Fala galera, beleza? No post de hoje, vamos apresentar um software muito interessante, para simulação de circuitos digitais… Trata-se do Logisim, uma ferramenta gratuita e muito simples de utilizar! Então, vamos conhece-lo um pouco mais.

O que é o Logisim

O Logisim é um software multiplataforma, gratuito, desenvolvido na linguagem de programação Java em 2001, com o objetivo de simular circuitos digitais. O mesmo é, largamente, utilizado para o ensino de maneira geral, seja em cursos técnicos, ou em cursos de Engenharia, que abordam a matéria de Eletrônica Digital.

O download pode ser feito, acessando a seguinte URL: http://www.cburch.com/logisim/pt/download.html

E o mesmo pode ser utilizado em português, já que foi traduzido. Na própria página de downloads, já contém a instrução de como deixar em nosso idioma:

A mudança para português é opcional. Em nossa postagem, manterei o idioma Inglês.

Ao realizar o download e executar o arquivo, sua tela inicial se apresenta conforme a imagem a seguir:

Principais funcionalidades…

O Logisim é um software, para exemplificar os conceitos de eletrônica digital. Logo, os recursos que possuímos são: portas lógicas, mux, demux, flip-flops, contadores, registradores de deslocamento e outros elementos, que usam a lógica digital.

Nos seus menus possuímos os seguintes itens:

  • Wiring: colocamos pinos, pontas de prova, resistores de pull, alimentação, transistores etc.;
  • Gates: as portas lógicas: AND, OR, NAND, NOR, XOR, XNOR, Buffers de controle etc.;
  • Plexers: Multiplex, demultiplex, seletor de bit etc.;
  • Arithmetic: contém as 4 operações básicas, operadores de comparação etc.;
  • Memory: diferentes tipos de flip-flops, registradores de deslocamento, memória RAM etc.;
  • Input/Output: incluímos elementos para entrada ou saída digital.

A usabilidade do software é impressionante! Ele é fácil e faz aquilo que é proposto: representar de forma gráfica o funcionamento de um circuito digital.

Vamos aprender na prática…

Bom, agora que conhecemos o software, vamos aprender um pouco na prática. Para isso, vamos implementar uma função lógica simples:

Esta função corresponde a seguinte tabela verdade:

Como podemos observar, a saída será verdadeira, quando os estados das entradas estiverem conforme na tabela. Trata-se de uma função lógica relativamente simples, onde usamos as seguintes portas lógicas: NAND, AND E OR.  Em apenas uma condição, que a saída será falsa, quando as entradas: A = 1 , B = 1 e C = 0.

Agora vamos ao Logisim, montar o circuito. Para isso, vá ao menu Gates e selecione as respectivas portas lógicas:

Na opção Number of Inputs, altere de 5 para 2, faça o mesmo com as duas portas seguintes.

Depois de selecionar as portas, vá até a opção Wiring e coloque 3 Pins:

Na opção Label, coloque a letra correspondente, na opção Three-state deixe como “No”. Faça isso com os Pins e, por fim, conecte conforme os pins nas entradas das portas.

Por fim, vamos nos elementos de Input/Output e selecionar um LED, para colocar na saída do circuito. O circuito deverá ficar conforme o da figura a seguir:

Com isso, pressione Ctrl+E para simular e pronto! Faça os testes, para comprovar a tabela verdade. Ao deixar as entradas A = 1, B = 1 e C = 0, conforme tabela verdade, a saída será falsa e o led ficará apagado.

Para finalizar…

Bom galera, espero que tenham gostado! Mostrei uma simulação extremamente simples, apenas para ilustrar o conceito do software e provar que, o mesmo é muito prático e leve. Caso conheça outro simulador de circuitos digitais, não deixe de fazer seu comentário aqui embaixo, beleza?

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.