Vale a pena aprender – Conheça o CADe Simu

Fala galera, beleza? No post de hoje, falaremos de um software muito útil, para quem é estudante, técnico e, até mesmo, para os Engenheiros Eletricistas… Estou falando do CADe Simu… Este programa é uma verdadeira mão na roda, para simulação de comandos elétricos.

Conhecendo um pouco do CADe Simu

O CADe Simu é um software, que possui versão demo gratuita e uma senha, para utilizar todas suas funcionalidades. A senha para desbloqueio do programa é 4962.

Este software tem como objetivo simular comandos elétricos, sendo usado inclusive, profissionalmente, para pequenos projetos, podendo ser utilizado no dia a dia pelo profissional do ramo da eletricidade.

Atualmente, o mesmo está na sua versão 3.0, com algumas melhorias e novas funcionalidades, como: atuadores pneumáticos, novas funcionalidades de CLP e maiores possibilidades de simulação.

O download é gratuito e pode ser feito clicando aqui.

Ao descompactar o arquivo .rar baixado, execute o aplicativo CADe Simu e pronto! Já poderá montar seus diagramas.

Conhecendo o programa…

Bom, creio que aqui você já tenha instalado o software e já tenha colocado a senha, para liberação de todas funcionalidades. Vale lembrar que a senha é 4962.

Como podemos observar na tela inicial, o software é muito intuitivo. Os ícones são conforme simbologia adotada em esquemas elétricos… Ou seja, se você possui conhecimento básico em eletricidade e em comandos elétricos, não terá dificuldade para se adaptar.

O software apresenta, no total, 17 ícones que representam as seguintes funcionalidades:

  • Power feedings: Colocamos a alimentação do circuito, podendo ser trifásico, monofásico, podendo incluir fontes de corrente contínua, etc.;
  • Fuses: incluímos fusíveis, chaves fusíveis;
  • Automatic, Magnetothermic: colocamos elementos de proteção térmico, chaves automáticas;
  • Contactors, Switches: colocamos contatos de potência de um contator, chaves, etc.;
  • Motors: podemos incluir motores elétricos;
  • Power: podemos colocar resistores, chaves eletrônicas de partida, inversores de frequência, etc.;
  • Auxiliary contacts, timed contacts: colocamos contatos auxiliares, etc.;
  • Drive button: Colocamos botoeiras, chaves fim de curso, etc.;
  • Detectors: colocamos diferentes tipos de detectores;
  • Coils and Signais: colocamos bobinas de contatores, sinaleiras, etc.;
  • Electronic Relays: Colocamos relays de estado sólido, etc.;
  • Logic: permite incluir diferentes elementos de lógica digital;
  • Ladder: permite incluir itens da linguagem Ladder: contatos, bobinas, temporizadores, etc.;
  • Grafcet: permite incluir itens da linguagem Grafect, para programação de CLPs;
  • Input/Output: permite simular um CLP, incluir módulo de I/O, etc.;
  • Pneumatic actuators: incluímos atuadores pneumáticos;
  • Cables and Connections: incluímos cabos e conexões.

Isso são apenas os ícones! O CADe, apesar de sua aparência “simples” e clean, é bastante completo e, acessando os menus, você pode editar seu projeto, alterar tamanho de folha, alterar legenda, etc… Ou seja, você personaliza e muito o seu projeto.

Vamos a nossa primeira simulação…

No link, que deixei disponível temos um exemplo de CLP. Vamos abrir este exemplo, para isso clique no menu File > Open o arquivo exemplo CLP:

O exemplo a ser exibido será conforme a seguir:

Como podemos observar, temos um CLP, onde ligamos na sua entrada I2 um botão S1 e na saída Q1, ligamos a bobina de um contator, no caso o contator K1.

Pelo diagrama ladder apresentado, ao fecharmos o contato de I2, consequentemente, habilitaremos a bobina de saída. Isto é, ao pressionarmos o botão com trava S1 energizaremos o contator K1, que está na saída Q1. Quando soltamos o botão, ou seja, abrir o seu contato, a saída será desabilitada e, consequentemente, o contator desenergizado.

Para conferir tudo isso é simples… Na parte superior do software, tem um botão com o formato de “play” na cor verde, clique neste botão para iniciar a simulação. O display do CLP mostrará o status das entradas e das saídas, ao manter clicado o botão “S1” e fechando seu contato, perceberá que a linha ficará vermelha, indicando que a saída Q1 foi acionada, consequentemente energizando a bobina do contator K1.

Bom, é possível melhorar este exemplo. Podemos colocar um selo, para manter o contator energizado, mesmo soltando o botão… Enfim, nossa ideia é mostrar para você, como o software funciona. Agora, você pode explorar, conforme sua necessidade, essa incrível ferramenta.

Bom, se você quiser aprender mais de CADe Simu, eu recomendo fortemente ver o material do blog Sala da Elétrica, inclusive eles tem um E-book gratuito, fica a dica para você estudar rs 😉’ .

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.