Vale a pena aprender a usar: Ftool

Fala galera, tudo certo?! Bom, no post de hoje, vamos continuar testando ferramentas, que podem lhe auxiliar durante suas amadas aulas relacionadas a RM, estruturas etc. Na semana passada, falamos sobre o site VIGA ONLINE, então se você não conferiu esse artigo, sugiro que clique aqui antes de prosseguir com nessa página! Agora, sem mais enrolação, vamos ao que interessa…

Como o próprio título já denuncia, hoje, vamos falar sobre o Ftool. De forma resumida, mostraremos um pouco das funções desse aplicativo e o porquê vale a pena instalar e aprender a brincar com essa incrível ferramenta!

Afinal, o que é o Ftool?

Trata-se de um software, criado pelo Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Católica do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Martha, desenvolvido para a realização de cálculos de estruturas planas e mais simples. Nele, você insere as informações relacionadas à estrutura que deseja calcular e o mesmo lhe mostra os dados como as reações de apoio, além dos diagramas axiais, de esforço cortante e momento fletor. Diferentemente do site que vimos na semana passada, ele não apresenta os cálculos realizados, para chegar no resultado obtido. Entretanto, nele, é possível inserir informações mais completas sobre sua estrutura, como o tipo de material do qual você está trabalhando, formato, dimensões etc.

Uma de suas grandes vantagens é o fato de você não precisar instalar, absolutamente, NADA no seu computador. Basta fazer o download da ferramenta e sair usando! Além disso, sua interface é bem simples, então você não terá problemas para aprender a utiliza-lo. Outro ponto que para mim é bem positivo, é o fato do App ter uma função, da qual você consegue visualizar os resultados em qualquer parte do diagrama. Ou seja, você consegue visualizar como os esforços se comportam em qualquer seção da estrutura. E, para completar, ele é gratuito!

Como relação a suas desvantagens, sinceramente, o único ponto que eu tenho a falar é o fato dele só mostrar a parte gráfica dos diagramas. Entretanto, eu curto tanto esse software, que para mim é algo indiferente! Afinal, sempre o utilizei por causa dos diagramas em si, para conferência de resultados…

Bora botar a mão na massa!?

Assim como na semana passada com o VIGA ONLINE, também vamos mostrar como funciona o Ftool na prática. Quando você abrir o programa, ele terá a seguinte carinha:

Primeiramente, você precisa configurar as características da sua estrutura: material, formato e dimensões. Conforme a imagem abaixo, nos seguintes botões, você configura qual o tipo de material a ser utilizado na sua estrutura:

Ao clicar em “Novo Material”, aparecerá do lado direito da tela a seguinte janela abaixo. Nela você nomeará seu arquivo para material e escolherá a opção de material pertinente ao seu trabalho. No nosso caso, escolhemos o concreto:

Depois, temos que configurar as propriedades da seção da estrutura. Primeiramente, nomeamos a seção e escolhemos o formato da mesma. Para o exemplo, utilizamos o tipo de seção retangular:

Após escolher o formato, o programa pedirá para você as dimensões do formato selecionado.

Depois de configurar as informações que precisamos, está na hora de desenhar nossa estrutura. Para isso, vamos usar os comandos da barra da lateral esquerda:

Ainda com a linha selecionada, você vai voltar nas configurações de seção, para agregar a seção à sua estrutura:

Agora, vamos colocar os nós em nossa estrutura. Em nosso caso, os nós serão colocados onde teremos os apoios e, na parte da viga onde teremos uma força concentrada (só conseguimos aplicar nossa carga concentrada, onde temos um nó).

Agora, vamos desenhar nossos apoios. No nosso caso, teremos apoios apenas no eixo “Y”. Para isso, vamos clicar no comando indicado na imagem abaixo e, clicando no nó onde vai ser posto o apoio, selecionamos o tipo da seguinte forma:

  • Se quisermos um apoio móvel (com apenas restrição de movimento em 1 direção), selecionamos as seguintes opções: Displac.X (Free); Displac Y (Fix); Rotation Z (Free);
  • Se quisermos um apoio fixo (com restrições de movimento em 2 direções), selecionamos: Displac.X (Fix); Displac Y (Fix); Rotation Z (Free);
  • Agora, se quisermos um engaste (com restrição de movimento em todas as direções e de rotação), selecionamos: Displac.X (Fix); Displac Y (Fix); Rotation Z (Fix).

No próximo passo, vamos inserir o carregamento em nossa estrutura. Primeiro, vamos inserir nossa carga distribuída:

Vamos, agora, inserir o carregamento pontual. Esse tipo de carregamento é inserido em nó.

Com nossa estrutura pronta, agora é só vermos os diagramas e reações de apoio! Primeiramente, vamos ver o diagrama de esforço cortante:

Na opção do lado direito, você consegue visualizar o diagrama de momento fletor:

Além disso, temos a opção para ver o diagrama de esforço axial. Porém em nosso caso, o valor é zero. Mas é bom você saber que existe essa opção!

Para encerrar, duas opções legais, que você pode deixar habilitadas são: a “Step Lines” e “Step Values”. Com elas, ao selecionar a viga dentro do diagrama, você consegue acompanhar os valores em qualquer parte da viga:

Por fim…

Bom galera, espero que esse artigo tenha ajudado a vocês a entender como essa incrível ferramenta funciona! Afinal, nosso intuito é mostrar para você, querido leitor, opções de ferramentas que possam dar uma força em seus estudos. Então, baixe o Ftool e… Divirta-se!

E, se você gostou do artigo e acha que essa informação pode dar uma força para algum conhecido, compartilha em suas redes sociais! Ajude nosso blog a propagar o conhecimento da nossa amada Engenharia para mais e mais pessoas! Caso queira deixar alguma crítica ou sugestão, sinta-se à vontade!

Afinal, o espaço aqui embaixo é para isso e, esse blog é tão seu quanto nosso!

Até a próxima!

Amanda Lima.

 

2 Comentários

  1. Parabéns Amanda, eu indico e utilizo o Ftool em meus projetos. Belo artigo!

    Ah, eu já preparei um vídeo mostrando como utilizar a ferramenta, se você permitir, indico seu blog também na descrição desse meu vídeo, beleza???

    • Jorge muito obrigada!

      Vamos ficar muito felizes ao ver nosso blog ser indicado.

      Forte abraço e não deixe de nos acompanhar!


Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: