Transformador no LTspice

Beleza pessoal! Vamos continuar nossa série de artigos, para entender um pouco mais sobre o LTspice. Eu curto o LTspice, por ter uma interface muito simples e muito manuseável. Algumas desvantagens podem não ser um problema, se você sabe dar a devida tratativa.

Como outros simuladores de circuitos, o LTspice não tem o componente Transformador em sua biblioteca padrão. Mas, há um comando especial para cria-lo rapidamente.

Se o lance é descomplicar, então…

O Transformador no LTspice é apenas um acoplamento de indutores, que no mundo real não deixa de ser o mesmo princípio. Você verá, que é muito fácil e flexível, a forma que o LTspice trata esse componente.

O Esquemático

Monte o circuito a seguir. Se necessário, consulte o artigo anterior para entender o básico de como montar circuitos no LTspice.

ATENÇÃO! Um detalhe importante, caso contrário, ocorrerá um erro na simulação. Ao definir um valor para o indutor do primário, é obrigatório colocar uma resistência em série com o indutor do primário de 0,01 Ohms, conforme mostrado a seguir.

Vamos Simula-lo!

Traço verde é VIN e traço azul é VOUT. O Transformador ainda não funcionou!

O agora o que faremos?

Vamos inserir o seguinte comando no esquemático ‘K1 L1 L2 1’, usando o botão [SPICE Directive]. O coeficiente de acoplamento K1 = 1, significa que não há perdas de linhas magnéticas, o que no mundo real não é verdadeiro. Observe que, um pequeno círculo apareceu em cada indutor. Isto representa a fase do enrolamento do indutor.Então, nesse caso, eu deixei em fase. Você deixa conforme sua aplicação.

Vamos Simula-lo Novamente!

Funcionou! E criamos um Transformador isolador, porque a relação entre as indutâncias do primário e secundário é um.

Relação de Espiras e Indutância

Transformador Abaixador

Esse é um exemplo mais realístico, onde eu parametrizei um coeficiente de acoplamento de 80%.Então, considero algumas perdas no acoplamento magnético. Também, observe as relações entre as indutâncias do primário e secundário. Pelo cálculo, teríamos uma redução de 3 vezes. Mas, ainda deve ser considerado 80% de acoplamento, que reduzirá mais a tensão no secundário.

É Isso Aí Pessoal! Espero que tenha descomplicado.

Vou parar por aqui.Gostou? Se sim, compartilhe e de seu feedback! Caso tenha dúvidas, comente aqui embaixo.

Ismael Lopes

0 Comentários

Deixe seu comentário.