Terra Virtual

Beleza pessoal! Nesse post, quero passar um conceito simples, mas, que deixa muito técnico e engenheiro de calça curta. Vou ser breve e objetivo sobre o tema Terra Virtual.

Terra Virtual

Normalmente, a maioria dos técnicos e engenheiros decoram as configurações e fórmulas do Amplificador Operacional (AO), fugindo de entendê-lo por acharem tal assunto complicado. Bem, se o lance é descomplicar, então, vamos nessa!

O AO na configuração inversor tem o ganho G = – Rf / Rin

Portanto: VOUT = G x VIN = – (Rf / Rin) x VIN

Até aqui, sem novidades. Nessa configuração é comum dizer que, na entrada INVERSORA do AO, pino (-), temos um Terra Virtual. Confira no circuito a seguir:

Mas, por que é chamado de Terra Virtual?

referencial, que é o terra do circuito. Você pode ver que, somente a entrada NÃO INVERSORA do AO, pino (+), está realmente conectada ao terra do circuito.

Por esse motivo é chamado de Terra Virtual. Porque não tem diferença de potencial em relação ao terra e não está, fisicamente, conectado ao terra do circuito. Então, que mágica é essa? Que truque é esse?

Vamos descomplicar agora mesmo!

O AO na configuração malha aberta tem ganho altíssimo. Portanto, se você aplicar um potencial maior na entrada NÃO INVERSORA do que na entrada INVERSORA, a saída satura em +Vcc. E, se você aplicar um potencial maior na entrada INVERSORA do que na entrada NÃO INVERSORA, a saída satura em -Vcc.

Agora, quando o mesmo tem realimentação, configuração inversor, ao conectar a entrada NÃO INVERSORA no terra, quando aplicamos um sinal na entrada INVERSORA, por exemplo +1 Volts, a saída tenderia saturar em –Vcc. Porém, como há a realimentação para a entrada INVERSORA, o mesmo somente busca o equilíbrio: se o potencial da entrada INVERSORA for igual ao da entrada NÃO INVERSORA, portanto, será criado o Terra Virtual.

O circuito, a seguir, é o mais simples possível para exemplificar como criar um Terra Virtual, sem o AO, porém, o conceito é o mesmo. Qualquer mera semelhança é pura coincidência ‘?’!

Descomplicou? Espero que sim!

Gostou? Se sim, compartilhe e de seu feedback! Caso tenha dúvidas comente aqui embaixo.

Ismael Lopes

0 Comentários

Deixe seu comentário.