Sacadas do AutoCAD: Criando um arquivo de pena (.ctb).

Fala gente bonita e gente feia, tudo bem com vocês? Bom, nas “Sacadas do AutoCAD” de hoje, eu vou ensinar a vocês como criar um arquivo de penas (.ctb) no nosso querido AutoCAD! Antes de tudo, vamos entender o que é esse arquivo de penas. Bora?

O arquivo de penas é um arquivo com as configurações de layers para o seu projeto, desenho etc., dentro do programa AutoCAD, independente do arquivo que você está elaborando. Geralmente, em escritórios de engenharia, arquitetura e outros, já existe um arquivo de pena padronizado, no qual o projetista não precisa ficar configurando, na unha, as layers no programa. Ao imprimir, quando esse arquivo é selecionado dentro do seu projeto, ele já traz toda a configuração de cor e espessura para seu desenho. Isso é muito importante, pois economiza tempo na execução do projeto e evita erros de impressão para o mesmo. Então, agora que já entendemos o que ele é, vamos aprender a criá-lo?

Primeiramente, com o seu arquivo aberto, você irá apertar CTRL+P ou o COMANDO PRINT, dentro do menu File (representado pela letra “A” no canto esquerdo do programa):

imagem-1

Após a solicitação do comando, o programa abrirá a seguinte janela para a configuração da impressão:

imagem-2

Na opção “Plot Style Table” (canto direito e acima da janela), você escolherá a opção “NEW…

imagem-3-1

Será aberta uma nova janela, na qual você escolherá a opção: “Start from scratch” (tradução: começar do zero!) e, depois, clicará no botão AVANÇAR;

imagem-4

Abrirá uma nova janela, na qual você nomeará o seu arquivo de pena (no meu caso, coloquei o nome “Arquivo Padrão”. Mas coloque o nome que mais o agrada ) e clicará no botão AVANÇAR;

imagem-5

Será aberta, então, uma nova janela em que você clicará no botão “Plot Style Table Editor”. Nessa opção, você poderá configurar as cores que sairão na impressão, bem como a espessura das linhas;

imagem-6

Na próxima janela (quanta janela aberta, não é?), você configurará as cores e espessura da impressão, de acordo com a cor que você escolheu para o seu layer. Vou fazer com vocês a primeira cor (vermelho). Você seleciona o vermelho:

imagem-7

Depois, na primeira opção no canto direito da tela, COLOR, você escolherá a cor que sairá na sua impressora (se você quiser que todos os itens do seu projeto desenhados de vermelho sejam impressos em preto, selecione a cor BLACK, por exemplo):

imagem-8

Feito isso, vá até a sétima opção, LINETYPE. Nela, selecione o tipo de linha que você deseja para os objetos desenhados em vermelho: contínua, tracejada, traço e ponto etc. No meu caso, eu deixarei a opção SOLID (linha contínua):

imagem-8 imagem-9

Então, vá até a nona opção, LINEWEIGHT, em que será escolhida a espessura das linhas e objetos desenhados em vermelho. No meu exemplo, escolhi a espessura de 0,09mm:

imagem-10

Particularmente, eu só mudo essas três opções na minha configuração de pena. Bem, continuando, você deverá repetir todo o processo de seleção de cor, tipo e espessura nas outras cores existentes em seu desenho. Ao final da configuração, clique no botão SAVE & CLOSE:

imagem-10 imagem-11

O programa voltará para a janela anterior, na qual você clicará no botão CONCLUIR. Eu deixo a opção “Use this plot style table for the current drawing” ativa, pois o arquivo de pena já aparecerá na janela de impressão.

imagem-12

Ao concluir, o AutoCAD voltará para a janela de impressão. E, como disse acima, o seu arquivo de pena criado já aparecerá na opção “Plot Style Table”:

imagem-13

Daí por diante, você poderá prosseguir com a configuração de impressão normalmente. Quando imprimir ou transformar o arquivo em PDF, ele saíra com as cores, espessuras e tipos de linhas configuradas no arquivo de penas (.ctb) criado. Assim, se seu desenho foi feito com CYAN, MAGENTA e AMARELO, por exemplo, ele não será impresso parecendo uma obra de arte infantil, todo colorido.

Bom galera, a dica que eu tinha para dar hoje é essa! E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza? Agora, se você já é inscrito e tem alguma dúvida ou sugestão para as próximas sacadas, deixe aqui nos comentários, pois teremos o maior prazer em atendê-lo! Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.