Qualidade de Energia – O que é qualidade de energia elétrica?

Fala galera, beleza? No post de hoje, falaremos de um tópico que, cada vez mais, vem ganhando notoriedade no campo da energia elétrica, a qualidade de energia. Afinal, do que se trata? Por que é tão importante monitorar seus indiciadores? E, no que isso impacta no dia a dia do consumidor brasileiro? Bom, role a tela para baixo e acompanhe o artigo.

Antes de tudo, entenda o que é Qualidade de Energia.

A qualidade de energia elétrica tem várias definições.Entretanto, a mesma monitora três grandes aspectos: a qualidade da energia entregue ao consumidor, a qualidade do serviço prestado pelas concessionárias e, por fim, a qualidade de atendimento ao consumidor.

Além destes três aspectos, leva-se em consideração a segurança na operação, qualidade no trabalho dos colaboradores, que lidam com a energia elétrica.

E, quem monitora se as concessionárias estão atendendo aos requisitos normatizados?A ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica), através de regulamentações e recomendações, para que as empresas atendam o serviço. Ela fiscaliza, monitora e, inclusive, penaliza as empresas, que não cumprem com os requisitos estabelecidos.

Por que a Qualidade de Energia é tão importante?

Energia elétrica é considerada um grande bem para sociedade. Afinal, você se imagina sem energia elétrica? Agora, pare e pense, imagina um hospital sem energia elétrica? O mundo, hoje, sem eletricidade seria um caos.

Assegurar a entrega da demanda a ser consumida e o regime permanente de tensão, além de que toda e qualquer interrupção no fornecimento seja solicionada dentro de um prazo estipulado, são fundamentais para garantir a qualidade de energia.

Além disso,  através do PRODIST (Procedimento de Distribuição), mais precisamente o módulo 08 – Qualidade de Energia Elétrica, as concessionárias tem as diretivas para os 3 aspectos da qualidade de energia.

O que pode influenciar na qualidade de energia ?

Existem distúrbios causados na rede elétrica, que influenciam na qualidade de energia.Estes distúrbios podem ser oriundos da rede elétrica, ou do próprio consumidor, seja por conta de uma instalação mal dimensionada, ou um equipamento funcionando de forma inadequada. Os principais surtos são:

  • Subtensões: a amplitude da tensão da rede está menor do que a nominal;
  • Sobretensões: a amplitude da tensão da rede está maior do que a nominal;
  • Ruídos: ruídos provenientes de outras cargas e ou interferência eletromagnética, descaracteriza a onda senoidal;
  • Fator de potência: relação entre potência ativa (P), consumida pela carga e potência aparente (S), fornecida pela fonte. É um dos parâmetros mais monitorados pelas concessionárias, que inclusive cobram multas para os consumidores industriais, que não tenham um valor no mínimo >= 0,92;
  • Flutuação de tensão (flicker): variação do valor eficaz da tensão, denominado também como cintilação.Pode ser, facilmente, observado em lâmpadas ou nos televisores.
  • Harmônicas: são componentes da tensão e corrente senoidal, múltiplos da frequência fundamental, no caso do Brasil (60Hz).

Devido à complexidade do sistema elétrico brasileiro, estes surtos podem ocorrer.Por conta disso, as concessionárias trabalham para monitorar e através de dispositivos de segurança, atenuar tais fenômenos, que influenciam negativamente na qualidade de energia.

Para finalizar…

Bom galera, hoje tivemos um artigo introdutório, sobre o que é Qualidade de Energia e sua importância. No próximo post, vamos nos aprofundar no PRODIST, mais precisamente, o Módulo 8, que é dedicado a esse tema na Engenharia Elétrica.

Sabe-se que, atualmente, buscam cada vez mais formas de gerar energia de forma limpa e sustentável. E, além disso, o SIN (Sistema Interligado Nacional) tem seus prós e contras, com grandes desafios. Ou seja, a Qualidade de Energia cada vez mais é discutida e levada em consideração. E, um profissional, que deseja se especializar nesta área, vai ter muito mercado. Afinal, vivemos um país com dimensões continentais.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.