Qualidade de Energia – Conheça o PRODIST

Fala galera, beleza? Hoje, continuaremos a série em relação a Qualidade de Energia, nos aprofundando mais a respeito do módulo 08 do PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional).  Vamos rolar a tela para baixo e acompanhar este artigo, que mostrará a você mais detalhes…

O que é o PRODIST?

O PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional), mais precisamente o módulo 08, trata-se dos procedimentos, a respeito da qualidade de energia elétrica no Sistema Elétrico Brasileiro. Fornecendo os indicadores, quais itens devem-se acompanhar e critérios para garantir o fornecimento de energia pelas concessionárias?

Os parâmetros a ser observador pelo PRODIST em relação a QEE (Qualidade de Energia Elétrica), são a qualidade do produto, do serviço prestado e do tratamento de reclamações.

No que é composto o PRODIST MÓDULO 8?

Os procedimentos de energia elétrica do módulo 08 são compostos de basicamente 03 itens, sendo:

  • Introdução: Fornece as principais informações do módulo, seu objetivo e quais critérios devem ser seguidos, afim de garantir a qualidade da energia;
  • Qualidade do Produto: define as terminologias, apresenta e caracteriza os fenômenos, que influenciam diretamente a continuidade no fornecimento de energia elétrica do sistema elétrico Brasileiro.
  • Qualidade de Serviço: define os indicadores de continuidade de serviço, quais parâmetros devem ser observados, os limites e o tempo de atendimento;
  • Qualidade do Tratamento das Reclamações: estabelece o método de cálculo dos limites dos indicadores relativos às reclamações.

Tudo isso, tem o objetivo de tratar os fenômenos que influenciam no sistema elétrico e garantir que as empresas/consumidores cumpram com as determinações deste módulo. Tudo isso, para que garanta o melhor fornecimento de energia elétrica.

Conhecendo o objetivo e o que o módulo 8 do PRODIST atua, vamos conhecer um pouco mais a respeito dos itens.

Qualidade do Produto

Este item apresenta os fenômenos, que influenciam na continuidade do funcionamento do sistema elétrico e ou fatores que afetam no consumo de energia, seja em regime permanente ou transitório. Estes parâmetros são:

  • Tensão em regime permanente;
  • Fator de Potência;
  • Harmônicas;
  • Desequilíbrio de Tensão;
  • Flutuação de Tensão;
  • Variação de Frequência;
  • Variações Tensão de Curta Duração (VTCD).

Não entrarei em detalhes a respeito de cada um destes fenômenos… Fique tranquilo, abordaremos os mesmos na próxima postagem rs.

Definindo os itens para verificar a qualidade do produto, são estabelecidos valores limites: máximo / mínimo, além do procedimento necessário para gerir as reclamações.

Qualidade de Serviço

A seção, que detalha os procedimentos em relação à qualidade do serviço, tem como objetivo estabelecer os critérios relativos ao serviço prestado pelas distribuidoras aos consumidores, centrais geradoras e distribuidoras acessantes. Além disso, são determinados os indicadores e padrões de qualidade de serviço:

  • Fornecendo os mecanismos para acompanhamento e controle do desempenho das empresas;
  • Fornece subsídios, para os planos de reforma, melhoria e expansão de infraestrutura;
  • Fornece aos consumidores e centrais de geração, os parâmetros para avaliação do serviço prestado pelas distribuidoras.

Qualidade no Tratamento das Reclamações

Esta seção trata, basicamente, da metodologia adotada para determinação dos limites anuais do indicador FEC (Frequência Equivalente de Reclamação), para as empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica.

O cálculo do FEC é realizado, conforme e Resolução Normativa ANEEL nº 414, de 9 de setembro de 2010. Dentro do módulo, são detalhados os critérios estabelecidos para limites: máximo/mínimo de tal indicador.

Para finalizar…

Bom, espero que tenham gostado e se inspirem em ler o módulo 08 do PRODIST. Creio que, conhecer o que é Qualidade de Energia, ajuda e muito você a compreender melhor a área de eletricidade. Vale ressaltar que, cada vez mais a eletricidade faz parte de nossa vida… E garantir que o serviço prestado atenda às necessidades da sociedade, é fundamental. Além disso, tal área cada vez mais ganha destaque, podendo ser uma possível especialização (fica a dica).

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.