Projeto do Mês: [PARTE 3] Controle PID de temperatura com Arduino e Scilab

Olá meus queridos caiçaras! Vamos prosseguir com o projeto do mês… No post anterior, expliquei o hardware necessário e o sketch do Arduíno. Hoje, vamos entender o que é o Scilab e o que devemos baixar, para que o projeto funcione perfeitamente.

O que é o Scilab?

É um software voltado à computação numérica, assim como o famoso Matlab, onde podemos fazer inúmeras aplicações voltadas à Engenharia. E o melhor de tudo, o Scilab é gratuito, ou seja, você tem um software tão poderoso como o Matlab e de graça.

O download no Windows é extremamente simples, você baixa o arquivo .exe, de acordo com a versão do seu sistema operacional. Além disso, ele está disponível para Linux e para Mac OS X, bastante interessante não é mesmo rs ?

Vou contar, rapidamente, como conheci esse software… Isso aconteceu na faculdade, nas temidas aulas de Eletromagnetismo, onde o professor nos demonstrou um exemplo de gradiente (vetor gradiente), para determinação do campo elétrico e o gráfico gerado no Scilab. A partir dali, achei bem interessante; Baixei e fiz algumas coisas simples com ele. Após isso, vi a possibilidade de unir essa ferramenta poderosa ao Arduíno e trouxe para nosso projeto.

Prosseguindo com nosso projeto, após baixar e instalar o Scilab, de acordo com o seu sistema operacional, será necessário instalar dois recursos adicionais. Isso, para que seja possível comunicar com o Arduíno. Para isso, abra o Scilab, você já estará no Console, conforme imagem abaixo:

Console Scilab
Console Scilab

Instalação do Serial Toolbox e do Arduino

Você instalará primeiramente o Serial, com o seguinte comando:

atomsInstall(“serial”)

O Scilab vai instalar o pacote e confirmará com uma mensagem de ok. Para confirmar a instalação realizada com sucesso, clique em Gerenciador de módulos – ATOMS:

imagem2

Clicando no ícone, serão exibidos todos os pacotes instalados.  Deverá constar o pacote Serial Communication, confirmando o sucesso da instalação:

imagem3

Após instalar o pacote Serial, será necessário instalar o pacote Arduino. Para isso, você pode instalar com o seguinte comando:

atomsInstall(“arduino”)

Caso apresente algum erro, baixe o arquivo de acordo com o seu sistema operacional. O download pode ser realizado diretamente no site Atoms Scilab , onde você tem acesso aos arquivos e suas versões, a mais atual é a 1.3. Entretanto, optei por baixar a versão 1.1, de acordo com a versão do meu sistema operacional, no caso o Windows de 64 bits. O comando para instalar  o pacote é da seguinte maneira:

atomsInstall(“Caminho do arquivo \arquivo.zip”)

Exemplificando:

atomsInstall(“C:\Users\Yhan Christian\Downloads\arduino_1.1-1.bin.x64.windows.zip”)

Ao realizar o comando o pacote é instalado, conforme imagem abaixo:

imagem4

Ao finalizar a instalação, verifique no Gerenciador de módulos – ATOMS – se o pacote foi instalado com sucesso, aparecerá Arduino 1.X.

Uma observação para usuários de Linux e MAC OS X: Para que funcione o pacote Arduíno, você deverá baixar a versão 1.0. As demais versões estão disponíveis apenas para Windows, mas o processo de instalação do pacote é o mesmo citado acima, com a ressalva da versão utilizada.

Com isso, estamos prontos para trabalhar com Scilab e Arduíno. Para provar que ele funciona perfeitamente, veja o clássico Blink Led, em que o led piscará durante 10 segundos. Depois disso, será gerado um gráfico demonstrando as transições de ligado para desligado, esse tutorial  está disponível aqui, recomendo que façam esse exemplo, é bastante interessante para  já testar as duas plataformas trabalhando em conjunto.

Blink led com Arduíno no Scilab, sensacional. #arduino #arduinobrasil #maker #diy #scilab #engenharia #eletronica #eletronic

Um vídeo publicado por Yhan Christian (@yhanchristian) em

Bom galera, com isso vocês já estão preparados para a próxima etapa, em que explicarei o projeto, adaptado as nossas necessidades e seu funcionamento. É fundamental que sigam os passos descritos acima e, caso tenha qualquer dúvida, deixe seu comentário que terei o prazer de ajudá-lo. Espero você no próximo post, onde finalizaremos o projeto do mês e deixaremos todos os arquivos disponíveis para download.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos que possam ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.