Projeto do Mês: [PARTE 2] Leitura de dois sensores via bluetooth com Arduino e APP Inventor

Olá meus queridos caiçaras! Hoje vamos prosseguir com o projeto do mês. Explicaremos, detalhadamente, o sketch utilizado no Arduíno. Caso você não tenha visto a primeira parte, de uma olhada no post:  Projeto do Mês: [PARTE 1] Leitura de dois sensores via bluetooth com Arduino e APP Inventor.

Bom , agora vou explicar o sketch utilizado no Arduíno para habilitar o módulo Bluetooth, realizar a leitura dos sensores, ok?

Primeiramente, incluímos uma biblioteca auxiliar, SoftwareSerial.h, para que possamos utilizar outros pinos além do 0 e 1 como TX e RX. Nesse caso, deixei o pino 2 como RX e o pino 3 como TX e além disso, foi definido o pino A0 como sensor de temperatura e o pino A1  como sensor de luminosidade. Lembre-se, o sensor LM35 e o LDR trabalham com leitura analógica. Por fim, no setup(), iniciei uma comunicação serial e também com o módulo Bluetooth HC-05 com baud-rate 115200.

Detalhes do Código Fonte

Na função loop(), onde o código rodará infinitamente enquanto o circuito estiver energizado, foram criadas duas variáveis para armazenar a leitura dos sensores. Essa leitura é realizada através do comando analogRead. Repare no sensor de temperatura, nesse caso é necessário realizar um cálculo para exibição do valor correto em graus Celsius.

Os valores lidos são exibidos através do Serial Monitor e também enviados para o módulo Bluetooth. Veja como é bastante simples a exibição dos valores! Por fim, necessita-se de um intervalo para uma nova leitura, no caso 1 segundo conforme comando delay(1000). Lembrando que, o tempo no delay é em milisegundos, ou seja, 1000 milisegundos é equivalente a um segundo.

Detalhes do Código Fonte

Viram como o sketch é simples?  Com apenas dezenas de linha de código, conseguimos ler 2 sensores, exibir o valor da leitura no Serial Monitor e preparar o módulo Bluetooth HC05 para leitura dos mesmos. O download completo está disponível aqui.

Além disso, você poderá ver o exemplo no Github. Se possível me segue lá, com os projetos mensais, sempre postarei as novidades e com certeza te seguirei de volta! Além de ganhar um novo seguidor, teremos a oportunidade de trocar experiência e conhecimento.

Bom, esse é o sketch utilizado no projeto do mês. Na próxima etapa, explicarei como criar um aplicativo Android, utilizando a plataforma APP Inventor. Nele, realizaremos a conexão via bluetooh com o módulo HC05. Conto com você por aqui, viu?!

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos que possam ajudar mais e mais pessoas.

 

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

2 Comentários


Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: