Projeto do Mês: [PARTE 2] Controle PID de temperatura com Arduino e Scilab

Olá meus queridos caiçaras!  Hoje, vamos prosseguir com o projeto do mês.

Explicaremos o hardware necessário para montagem e o sketch do Arduíno utilizado. Caso você não tenha visto a primeira parte do projeto, de uma olhada no post.

Bom, primeiramente vamos à lista de componentes necessários para montagem do projeto:

1- Protoboard;

1 – Arduíno UNO;

1 – Resistor de 2k2Ω (ou seja, 2200Ω);

1 – Sensor de temperatura LM35;

1 – Transistor TIP122 ou similar;

1 – Diodo 1N4007 ou similar;

1 – Motor DC;

E claro, fios jumpers para realizar as ligações necessárias. Basicamente, o circuito realizará a leitura do sensor de temperatura LM35 e terá o motor como um atuador, para manter o sistema dentro dos parâmetros desejados. O Arduíno fornece pouca corrente para acionamento de cargas, por conta disso é necessário utilizar o transistor, como um driver de corrente. Além disso, colocamos um diodo para proteção contra corrente reversa, que pode danificar o seu Arduíno.

Abaixo, segue o esquema de montagem no protoboard, com todas as conexões necessárias:

 

projeto-do-mes_bb
Esquema de montagem – Fritzing

Antes de qualquer coisa, faça todas as conexões com o circuito desenergizado. E, antes de energizar, confira todas as ligações! Afinal, você não quer que saia fumaça da sua plaquinha, não é? Rs.

Agora que a montagem está realizada, vamos ao sketch do Arduíno. O mesmo é muito simples, apenas vamos ler a temperatura do sensor, exibir as informações na Serial e criar uma condição para acionamento do atuador (motor DC).

Abaixo, segue sketch comentado:

Bom, esse é o hardware e o sketch necessário para o projeto. Na próxima etapa, explicarei como realizar o download do Scilab e o que é necessário para que ocorra a comunicação serial. São passos simples, mas se não forem realizados podem dar a você uma dor de cabeça, rs.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos que possam ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.