Projeto do Mês: [PARTE 1] Leitura de dois sensores via bluetooth com Arduino e APP Inventor

Olá meus queridos caiçaras! Hoje estou com a grande missão de passar, para vocês, esse projeto bacana e que vai ajuda-los bastante. Esse é o primeiro projeto mensal e conto com sua sugestão para os próximos!

Bom, o projeto que demonstraremos funcionará da seguinte maneira: vamos realizar a leitura de dois sensores via Bluetooth, utilizando um aplicativo de celular para Android. O mesmo foi desenvolvido com o uso da plataforma APP Inventor.  Então, nosso projeto será dividido em 4 etapas e hoje explicarei o hardware necessário para montagem dele. Beleza?

Primeiro vamos a lista de componentes e materiais necessários para montagem:

1 – Protoboard;
1 – Arduíno Uno;
1 – Resistor 10kΩ;
1 – Resistor 470Ω;
1 – Resistor 680Ω;
1 – Sensor de temperatura LM35;
1 – LDR (Light Dependent Resistor);
1 – Módulo Bluetooth HC-05;

Serão utilizados dois sensores, que são facilmente encontrados em lojas de componentes na web, ou já em kit de iniciantes. Caso tenha dúvidas sobre como e onde encontrar esses e outros componentes, veja o nosso post a respeito. Lá dou ótimas dicas! 😀

Prosseguindo, o protoboard será utilizado para montagem e alocação dos componentes eletrônicos. A função dos resistores de 680Ω e 470Ω é servir como um divisor de tensão, para o pino RX do módulo Bluetooth HC-05. Esse componente trabalha com 3,3V e não podemos liga-lo, diretamente, na porta digital do Arduíno. Abaixo, segue o esquema de montagem no protoboard, com todas as conexões necessárias.

Esquema montagem - Arduíno
Esquema montagem – Arduíno

Antes de qualquer coisa, faça todas as conexões com o circuito desernerginazado. E, antes de energizar, confira todas as ligações! Afinal, você não quer que saia fumaça da sua plaquinha, não é? Rs.

Bom, essa é a montagem do hardware necessário para nosso projeto. Na próxima etapa explicarei, detalhadamente, o sketch utilizado no Arduíno. Conto com você por aqui, viu?!

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos que possam ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

3 Comentários

  1. Fala Yhan blz?

    Então, você mencionou que está utilizando dois resistores como divisor de corrente no RX da plaquinha, mas porque está fazendo isso? Não daria para ligar direto no Arduino?

    Outra duvida, no esquema acima as duas portas das extremidades não foram conectadas na protoboard?

    Estou enviando uma imagem em anexo contendo uma outra duvida, queria saber se onde eu desenhei em roxo seria o fluxo da corrente na protoboard? Você saberia me informar se tem algum programa que simule esse fluxo de corrente?

    Desculpe, mas sou leigo nisso ainda. E muito obrigado desde já!

    Abração!

    • Boa noite Matheus beleza?
      Fico muito feliz que tenha gostado do post e vamos tentar esclarecer sua dúvida ok?
      Bom no caso desse módulo HC-05 para ligar o pino TX é necessário o divisor de tensão pois esse pino no módulo trabalha com tensão de 3.3V e o Arduíno trabalha com 5V. Por conta disso utiliza-se o divisor de tensão para que o módulo trabalhe na tensão correta e evita problemas com o mesmo.
      Um artigo bem interessante explicando a ligação do HC-05 e seus comandos é do Blog Arduino e Cia. Veja o link: http://www.arduinoecia.com.br/2015/01/diferenca-bluetooth-hc-05-hc-06.html
      Em relação ao fluxo de corrente seu desenho representa perfeitamente. Tem mais alguma dúvida que posso te ajudar ? Se tiver pode comentar ou se preferir me chame no facebook. Vou estar à sua disposição.

      Abraços.


Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: