Primeiros passos com AutoCAD: PAINEL ANNOTATION – CONFIGURANDO TEXTO, COTA, LINHA DE CHAMADA E TABELA.

Fala gente bonita e gente feia, tudo certo? Bom, no post de hoje, vou começar a falar do painel ANNOTATION. Nele estão os comandos para inserção de cotas, textos, linhas de chamada e tabelas no seu desenho. Mas, antes de aprender a inseri-los, vamos ver como eles são configurados no programa, beleza?

Bom, primeiro você vai clicar na seta que está do lado do nome do painel na barra inferior, como mostra a figura:

imagem-01

O programa, então, mostrará a você todas as opções de configurações do painel Annotation: Configuração de cotas, textos, linhas de chamada e tabelas. Vamos começar a configurar os textos, ok? Clique no botão destacado na imagem abaixo:

imagem-02

O programa abrirá uma nova janela. Nessa janela, você clicará na opção NEW:

imagem-03

Agora será aberta uma nova janela. Nela, o programa pedirá que você digite um nome para o novo tipo de texto criado. No nosso exemplo, vou nomeá-lo como exemplo:

imagem-04

Clique em Ok. Com o novo tipo de texto criado, agora é só configurar. Na imagem abaixo estão destacados os itens a configurar:

imagem-05

Eu, particularmente, só mudo o tamanho do texto e pronto. Mas vai da sua escolha e qual o seu uso:

imagem-06

No nosso exemplo, depois de configurar, você clica em SET CURRENT e em OK e pronto. No nosso treino, foi posto 0.2 unid. no tamanho das letras.

Agora, vamos configurar as cotas. Para isso, no mesmo local que você encontrou o botão para configuração de texto, clique lá e no botão indicado na imagem abaixo:

imagem-07

Depois disso, o programa abrirá uma nova janela. Nela, você clicará no botão NEW:

imagem-08

O AutoCAD abrirá outra janela, para você digitar o nome do novo estilo de cota a ser criado. No nosso exemplo, para ficar padrão, darei o nome de MODELO. Nomeie e clique em CONTINUE:

imagem-09

Será aberta uma nova janela de configuração com várias abas. Vou mostrar passo a passo como EU configuro as cotas. Não estou dizendo que esse é o jeito CERTO de se configurar! Estou apenas mostrando do jeito que eu deixo as minhas cotas configuradas, beleza?

Comece a configuração pela segunda aba, SYMBOLS AND ARROWS. Siga a imagem abaixo para configurar apenas o necessário, sem mexer nas demais opções:

imagem-10

Depois, vá para a primeira aba, LINE. Nela, você configurará o tipo de linha da cota. Seguindo a mesma linha de raciocínio, veja na imagem os itens a serem configurados:

imagem-11

Agora vá até a aba TEXT. Nela você configurará o texto da cota:

imagem-12

Depois disso, vá até a aba FIT:

imagem-13

E, por último, você configurará a aba PRIMARY UNITS. Como não haverá unidades secundárias, por exemplo, normalmente só trabalhamos com metros em projetos simples, não é necessário configurar a próxima aba, ALTERNATE UNITS. Agora, se você for trabalhar com metros e polegadas, por exemplo, faz-se necessário configurá-la.

imagem-14

Depois de configurar tudo, clique em OK. O programa voltará para a primeira janela aberta. Então você clicará em SET CURRENT e, depois, CLOSE. Pronto! Suas cotas já estão configuradas!

imagem-15

Agora, bora configurar as linhas de chamada…

Bom, você clicará no mesmo local que clicou para iniciar a configuração de cota e texto. Só que dessa vez, você escolherá a opção mostrada abaixo:

imagem-16

O programa abrirá uma nova janela. O esquema é o mesmo dos anteriores: Você clicará em NEW e, ao abrir uma nova janela, digitará um nome para o novo estilo de linha de chamada a ser criado. Vamos seguir o padrão e digitar MODELO, ok?

imagem-17

Clique em CONTINUE. Abrirá uma nova janela com as opções de configuração. Existem vários tipos de linhas de chamada, vou mostrar a configuração do tipo, que eu mais usava nos projetos que fazia antigamente. Existem outros? Sim, vários. Porém isso aqui é só um exemplo para quem não sabe, aprender como fazer, beleza?

Vá até a primeira aba LEADER FORMAT. Nela, você configurará a linha propriamente dita:

imagem-18

Agora, vá até a segunda aba, LEADER STRUCTURE. Aqui você configurará a estrutura da linha de chamada.

imagem-19

Depois, vá para aba CONTENT. Nela, será configurado o conteúdo da sua linha de chamada, ou seja, se nela terá alguma figura geométrica, texto ou se não terá nada:

imagem-20

Agora, assim como nos outros casos, clique na opção SET CURRENT e depois no CLOSE.

imagem-21

Por último, vamos configurar as tabelas. No mesmo esquema que os outros três anteriores, vá no mesmo local e clique no comando referente a configuração de tabelas:

imagem-22

Depois disso, assim como nos anteriores, o programa abrirá uma janela e você escolherá a opção NEW. Daí será aberta uma nova janela, para você digitar o nome do novo estilo de tabela a ser criado. Mais uma vez, vamos usar o nome MODELO! E depois clicar em CONTINUE

imagem-23

O AutoCAD abrirá uma janela de configuração de tabelas. Vou mostrar na próxima imagem de forma bem simples o que eu modifico no meu modo de configurar as tabelas do AutoCAD:

1) Para configurar as células de Data (Dados):

Primeiro configuramos a aba GENERAL:

imagem-24

Em seguida, a aba TEXT:

imagem-25

A última aba, nós não mexemos.

2) Para configurar as células de Header (Subtítulo):

Primeiro, mude na opção CELL STYLES para HEADER e depois repita o mesmo processo que no GENERAL, pois ambos os tipos de células eu mantenho iguais.

3) Para configurar as células de TITLE (Título):

Primeiro, mude na opção CELL STYLES para TITLE. Depois, comece a configurar, iniciando pela aba GENERAL:

imagem-26-1

Depois, o restante das configurações (abas TEXT e BORDERS são iguais as das células DATA).

Após configurar tudo, clique em OK.

imagem-27

Agora é só você clicar nas opções SET CURRENT e CLOSE:

imagem-28

Pronto, você agora tem todas as opções de anotação do AutoCAD (cota, linha de chamada, texto e tabela) configuradas. Na próxima semana vamos começar a mexer nos comandos do painel ANNOTATION, de fato. Espero você por aqui, hein?! Gostou desse post? Achou a informação válida? Então, compartilhe em suas redes sociais e deixe seu feedback aqui embaixo, para sabermos sua opinião sobre o assunto! Afinal, seu feedback é extremamente importante para a evolução do nosso conteúdo!

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.