Primeiros passos com AutoCAD: PAINEL ANNOTATION – Aprendendo a inserir cotas, textos, tabelas e linhas de chamada.

Fala gente bonita e gente feia, tudo certo? Bom, no post de hoje, vamos continuar a mexer com o painel ANNOTATION, aprendendo a inserir textos, cotas, tabelas e linhas de chamada. Se você não viu o post passado, em que ensinamos a configurar esses objetos, sugiro que você clique aqui e fique por dentro do assunto, antes de prosseguir com a leitura nesse artigo. Bom, paremos com a enrolação e sigamos com o que interessa, bora?!

Primeiro, vamos aprender a inserir textos. No AutoCAD, existem dois tipos de texto: o SINGLE LINE TEXT e o MULTILINE TEXT. A diferença entre esses dois tipos de texto é simples: no primeiro, você cria LINHAS ÚNICAS DE TEXTO. Esse tipo de texto é indicado para situações em que você vai digitar uma palavra ou algo pequeno. Já o segundo cria textos com várias linhas. Nele você pode criar parágrafos, por exemplo. Fora isso, no MULTILINE TEXT, você consegue modificar o estilo de texto, pois ao inseri-lo, o programa abre uma aba de edição de texto. Já no SINGLE LINE TEXT o texto vem com a configuração, que você determinou ao configurar o estilo de texto (post passado). Mas, vamos aprender a inseri-los, de fato.

COMANDO SINGLE LINE TEXT

Atalho: TEXT

Botão:a2

Função: Inserir textos em única linha.

Após chamar o comando, o AutoCAD pedirá para você especificar o ponto em que você quer que comece o texto:

imagem-01

Depois disso, o programa pedirá que você especifique o ângulo de rotação do texto:

imagem-02

Aperte o Enter e depois digite o texto que você deseja. Para sair do comando, aperte o Enter novamente.

imagem-03

COMANDO MULTILINE TEXT

Atalho: MTEXT

Botão: a3

Função: Inserir textos que podem possuir diversas linhas.

Aqui, ao chamar o comando, o AutoCAD pedirá para você especificar o primeiro ponto para inserção do texto (no programa aparece CORNER=curva).

imagem-04

Depois disso, ele pedirá para você indicar o ponto oposto para a inserção do texto. Sinceramente, eu clico em qualquer lugar.

imagem-05

Repare que, ao especificar o segundo ponto, lá na parte de cima, o programa muda de aba, automaticamente, para a TEXT EDITOR. Nessa aba, você pode mudar a configuração do texto a ser digitado NESSA caixa de texto inserida.

imagem-06

Digite o seu texto e depois clique fora da caixa. Pronto, seu texto está inserido. Nessa opção de texto se você apertar o Enter, ele pulará para outra linha, pois esse comando funciona como o WORD.

imagem-07

Agora, vamos aprender a inserir as cotas! Existem seis principais tipos de COMANDOS de inserção de cotas. Claro que, há mais do que esses seis que eu passarei para você nesse artigo. Porém, o nosso objetivo, nesse primeiro momento, é aprender a nos virarmos com o AutoCAD. Caso você, leitor, queira saber mais sobre as funções de cotas, deixa um comentário abaixo do post que, dependendo dos pedidos, podemos fazer um artigo SOMENTE sobre as funções adicionais da aba ANNOTATE (Aba que contém todas as funções adicionais de cota)! Agora, bora ao que interessa?!

COMANDO DIMENSION LINEAR

Atalho: DIMLINEAR

Botão: a4

Função: Cotar medidas de arestas a 0° e 90° dos objetos;

Esse comando cota apenas as medidas “retas” dos objetos. Por exemplo, em objetos com chanfro não é possível cotar sua aresta diagonal, apenas a altura que ela possui. Veja abaixo como isso tudo que eu disse acima é fácil de entender:

imagem-08

Vamos agora a aprender a usar esse comandinho, beleza?

É muito fácil! Após você chamar o comando no seu programa, ele vai pedir para você especificar o primeiro ponto que a linha de extensão de cota ficará:

imagem-09

Depois de clicar, ele pedirá para você especificar onde será o segundo ponto.

imagem-10

Agora, o AutoCAD solicitará que você especifique a que distância deseja que a cota fique do objeto. No nosso caso, vamos colocar 1. Aperte Enter e pronto!

imagem-11

COMANDO DIMENSION ALIGNED

Atalho: DIMALIGNED

Botão:a5

Função: Cotar medidas dos objetos, independente do ângulo da aresta;

Esse comando difere do outro, pelo fato de sempre cotar a aresta, independente se ela está reta ou inclinada. Vamos aprender a utilizá-lo.

Primeiramente, nós chamamos o comando. Em seguida, ele perguntará a você qual o primeiro ponto que a linha de extensão de cota será posta;

 

imagem-12

Agora o AutoCAD pedirá o segundo ponto.

imagem-13

Como no comando LINEAR, o programa pedirá a você para definir a distância desejada entre a cota e a aresta do objeto. Digite o valor (no nosso exemplo, 1) e aperte Enter. Pronto, sua cota alinhada à aresta do objeto já está finalizada.

imagem-14

COMANDO DIMENSION ANGULAR

Atalho: DIMANGULAR

Botão:a6

Função: Cotar o ângulo entre duas linhas, arcos ou círculos.

Bom, esse comando é bem simples. Após chamá-lo, o programa pedirá que você selecione o arco, círculo ou a linha que deseja cotar o ângulo:

imagem-15

Como, no nosso exemplo, selecionamos uma linha, o programa pedirá que selecionemos a segunda:

imagem-16

Agora o AutoCAD pedirá que você especifique a localização que ficará a cota angular. Ou você especifica a distância, ou clica em qualquer lugar, de acordo com o seu bom senso. Não vou especificar uma distância… Depois que você clicar, o comando será encerrado. Pronto, sua cota angular está feita!

imagem-17

COMANDO DIMENSION ARC LENGTH

Atalho: DIMARC

Botão:  a7

Função: Cotar o tamanho de arcos.

Diferente do comando anterior (COMANDO DIMENSION ANGULAR), esse comando cota o tamanho do arco, a distância do seu início até o final. Depois de chamá-lo, o programa apenas pedirá a você que selecione o arco a ser cotado:

imagem-19

Agora que você selecionou o arco, ele pedirá para você especifique a localização que ficará a cota. Nesse caso, vamos dar a distância de 0.5, Beleza?! Digite o valor e aperte Enter. Pronto, agora você sabe o tamanho do seu arco!

imagem-19

COMANDO DIMENSION RADIUS

Atalho: DIMRADIUS

Botão:  a8

Função: Cotar o raio de círculos e arcos.

Esse comando é outro bem fácil de utilizar. Quando o chamamos no AutoCAD, o programa pede para selecionarmos o arco ou círculo.

imagem-20

Feita a seleção, ele solicita que especifiquemos a localização da cota. Clique no local que acreditar mais conveniente e pronto! O raio do seu arco/círculo está cotado! (Eu prefiro deixar essa cota para fora do círculo/arco).

imagem-21

COMANDO DIMENSION DIAMETER

Atalho: DIMDIAMETER

Botão:  a9

Função: Cotar o diâmetro de círculos e arcos.

Esse comando funciona do mesmo jeito que o DIMENSION RADIUS. Só que a diferença é que, como resultado final, você terá o diâmetro do seu arco ou círculo cotado. Não vou por o passo a passo desse comando, pois se trata da MESMA COISA que o anterior, beleza?! O resultado final é esse abaixo.

imagem-22

Agora que você já aprendeu os principais comandos de inserção de cotas, vamos aprender a inserir as linhas de chamada, ok?!

COMANDO MULTILEADER

Atalho: MLEADER

Botão:b2

Função: Inserir linhas de chamada.

Bom, as linhas de chamada possuem “N” funções. Nos projetos que eu fazia para as empresas que prestava serviços, elas eram usadas para enumerar os itens do projeto. Esses itens, depois, tinham sua respectiva legenda explicativa. Vamos parar de explicação e partir para o que interessa?!

Chame o comando no programa, agora ele pedirá que você especifique o ponto de inserção da linha de chamada:

imagem-23

Especificado o ponto, ele pedirá para você digitar o número que irá dentro do objeto (no nosso caso, círculo):

imagem-24

Depois de digitar o número, aperte Enter. Daí o programa pedirá para você especificar a metade do tamanho da parte “reta” da linha de chamada. No nosso exemplo, vamos usar 0.05:

imagem-25

(Observação importante: eu não sei o porquê ele pede a metade do tamanho, entretanto, se é assim que funciona, nós seguimos :D);

Depois de digitar o valor, dê Enter. Agora, o programa pedirá que você mostre o local em que a linha de chamada “acabará”, o objeto que você identificará com ela. Clique no local e pronto, sua linha de chamada estará inserida.

imagem-26

Como expliquei no post anterior, esse é um tipo de linha de chamada. Existem outros tipos, mas a inserção é quase igual, mudando um detalhe ou outro.

Por último, vou mostrar como inserimos tabelas no AutoCAD.

 COMANDO TABLE

Atalho: TABLE

Botão:b3

Função: Inserir tabelas no desenho.

Esse comando é simplicíssimo. Após chamá-lo no programa, ele abrirá uma nova janela. Nela, você tem algumas opções para configurar as tabelas:

imagem-27

Após configurar sua tabela, clique em OK. O programa, então, pedirá para você especificar o ponto de inserção da tabela:

imagem-28

Depois disso, o programa entrará na tabela, para que você insira os dados que quiser na mesma (título, subtítulo, dados etc.). Essa tabela se assemelha ao Excel, isso porque algumas fórmulas simples, que funcionam no programa da Microsoft, também podem ser usadas aqui.

imagem-29

Para editar as células da tabela, basta clicar duas vezes dentro delas. Ah e para vocês verem que a fórmula funciona, veja a imagem abaixo :D:

Bom galera, por hoje, é isso aí! Na próxima semana vamos começar a mexer nos comandos do painel BLOCK. Espero você por aqui, hein?! Gostou desse post? Achou a informação válida? Então, compartilhe em suas redes sociais e deixe seu feedback aqui embaixo, para sabermos sua opinião sobre o assunto! Afinal, seu feedback é extremamente importante para a evolução do nosso conteúdo!

Até a próxima!

Amanda Lima.

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.