Primeiros passos com AutoCAD: Criando Layers

Fala gente bonita e gente feia, tudo certo? Bom, no post de hoje, vamos começar a trabalhar com o AutoCAD. Nas duas semanas anteriores, nós mostramos como baixar o programa e apresentamos a sua interface, para você começar a se familiarizar com a carinha do AutoCAD! A partir de agora, vamos, finalmente, botar a mão na massa. Primeiramente, começaremos a criar os LAYERS, que são as camadas do nosso desenho. Cada parte do nosso desenho precisa ter um LAYER específico: a alvenaria, os caixilhos, a mobília, as portas etc.. Isso porque, cada camada do desenho tem a sua espessura e tipo de linha para impressão, ou seja, se você desenhar tudo com o mesmo LAYER, quando for à hora de imprimir, terá problemas. Então, vamos começar a criar nossos LAYERS?

Primeiramente, você pode ou digitar o COMANDO LAYER ou clicar no botão correspondente a ele, presente na aba HOME, painel LAYERS:

1

O programa abrirá uma janela nova, com o Layer 0 criado pelo próprio programa. Então para criarmos nossos próprios LAYERS, podemos ou digitar Alt+N (COMANDO NEW LAYER), ou clicar no botão correspondente, conforme imagem abaixo:

2

Depois disso, o programa criará um LAYER, mas nós precisamos configurá-lo. Os itens que nós configuraremos são: NOME DO LAYER, COR e TIPO de linha.

  • O nome, para diferenciarmos cada um dos Layers. Sempre eu configuro, de acordo com o objeto que a ser desenhado com ele. Exemplo: Para o Layers que eu for desenhar a alvenaria, darei o nome de Arq_Alvenaria;
  • A cor, porque precisamos diferenciar os itens dentro do desenho no AutoCAD. Entretanto, não é aconselhável que você imprima o seu desenho com essas cores (a não ser que você queira que o seu projeto vire um carro de escola de samba).

 

O TIPO de linha, porque existem itens no desenho que são feitos com linha contínua (a maioria) e outros com linha tracejada, traço e ponto, traço e dois pontos etc..

3

De acordo com a figura abaixo, esses são os itens que editaremos nos nossos LAYERS:

4

Ao clicar no quadradinho de cor, abrirá uma nova janela, para você escolher a cor desejada:

5

Depois que selecionarmos a cor nessa janela, clicamos em OK e prosseguimos com a configuração.

Para selecionarmos um TIPO de linha diferente do CONTINOUS, siga esses passos:

  • Clique no tipo de linha;

 

Abrirá uma nova janela e então, você clicará no botão LOAD:

6

  • Será aberta uma nova janela. Nela, você escolherá o tipo de linha que deseja e clicará no botão OK.

7

  • Será aberta uma nova janela. Nela, você escolherá o tipo de linha que deseja e clicará no botão OK.

8

  • Ah, já havia esquecido! Para editar o nome do Layer, basta clicar duas vezes no nome padrão que o AutoCAD cria (sempre será Layer1) e digitar o nome desejado.

Você repetirá o processo com todas as linhas necessárias para elaborar seu desenho. Como sugestão, deixarei, aqui abaixo, uma tabela com as cores e tipos de linha que EU utilizava na época que fiz o curso técnico. Lembrando que, essa configuração era usada para fins acadêmicos, então NÃO me julguem, se por acaso, tiver alguma incoerência com a ABNT, por favor!

Tabela – Cores e tipos de linha

Tabela

Observação: Você pode estar se perguntando: “Por que a ESPESSURA não foi configurada”? Bom, ela até pode ser configurada nessa etapa. Entretanto, eu prefiro não mexer na espessura das linhas na configuração de layers, e sim na criação de penas (outro tópico que nós abordaremos em outra oportunidade). Isso é uma preferência MINHA, mas se você está aprendendo na faculdade (ou outro lugar) e prefere configurar a espessura nessa fase, fique a vontade.

Após criar todos os layers que irá precisar para elaborar seu desenho, você fechará a janela LAYERS PROPERTIES. E pronto! Seus Layers estão criados, para você começar a por a mão na massa!

Então, por hoje nossos primeiros passos com o AutoCAD fica por aqui! Semana que vem, aprenderemos alguns comandos básicos de desenho (PAINEL DRAW). Conto com a sua presença aqui, ok?! Gostou do post de hoje? Achou a informação disponibilizada útil? Então não deixe de comentar e compartilhar! De seu feedback, afinal ele é muito importante para melhorarmos nosso conteúdo!

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.