Primeiros passos com AutoCAD: Conhecendo a interface do programa.

Fala gente bonita e gente feia, tudo certo? Bom, no post de hoje, vamos mostrar um pouco das principais partes da interface do AutoCAD. Ou melhor, as partes que interessam a você, caro leitor e iniciante na utilização desse programa. Caso você ainda não tenha lido o primeiro post dessa série, clique aqui e aprenda como baixar a versão gratuita do AutoCAD, disponibilizada pela Autodesk.

Bom, vamos ao que interessa?!

A versão do AutoCAD que eu utilizarei nessa série é a 2013, entretanto, se você tem uma versão mais atual ou mais antiga, não há problema algum. Isso porque, as funções são as mesmas, só muda a cara do programa! A partir do AutoCAD 2009, o programa passou a ter sua interface apresentada no formato RIBBON (semelhante ao Pacote Office). Isto é, os comandos foram divididos em painéis de mesma função e tais painéis foram separados em abas.

Formato Ribbon do AutoCAD.
Formato Ribbon do AutoCAD.

1 – Caixa de Comandos:

É nesse local que você irá interagir com o programa. Ou seja, quando você chamar um comando dentro do AutoCAD, é através dessa caixa que o programa perguntará, a você, as informações necessárias para executar uma tarefa.

Imagem 2

 

2 – Barra de Status:

Essa barra fica abaixo da caixa de comando. Nela estão situados os botões referentes ao funcionamento do programa, que ficam ligados quando estão azuis e cinza quando desligados.

Imagem 3

3 – Botão “A” (Canto superior esquerdo):

Nesse botão estão algumas funções básicas como salvar, salvar como, abrir, novo, exportar, publicar, imprimir, utilitários de desenho e fechar. Dentro da função Drawing Utilities, ou utilitários de desenho em português, encontram-se alguns comandos muito úteis, porém não entrarei em detalhes, por não se tratar de comandos básicos.

Imagem 4

4 – Aba Home:

Nessa aba estão os principais painéis que iremos trabalhar. Como já foi dito, anteriormente, cada painel está separado por função (desenhar, modificar, camadas, anotações, propriedades, blocos, grupos, utilitários etc.). Vamos dar um apanhado geral de cada painel agora:

4.1 – Painel Draw:

Nesse painel estão todas as ferramentas necessárias para você desenhar no programa: line, polyline, arc, rectangle etc.

Imagem 5

4.2 – Painel Modify:

Nesse painel estão todas as ferramentas que você utilizará para fazer alterações nos desenhos, seja copiar, mover, apagar, rotacionar um objeto, estender ou cortar uma linha, explodir um bloco, modificar a escala etc.

Imagem 6

4.3 – Painel Layers:

Nesse painel estão todos os comandos relacionados à criação e modificação das camadas que você trabalhará dentro do desenho. Se você não sabe o que é são layers (ou camadas em português) relaxa, pois terá um post logo mais explicando o que são e como criá-los dentro do AutoCAD.

Imagem 7

4.4 – Painel Annotation:

Nesse painel estão os principais comandos de cotas, linhas de chamada, tabelas e textos. Esse painel é bem enxuto, pois existe a aba Annotate e nela há todos os comandos nescessários para criação e configuração desses elementos.

Imagem 8

4.5 – Painel Block:

Nesse painel existem os principais comandos para a criação e inserção de blocos dentro do desenho. Como no caso do painel anterior, ele também é bem limitado. Isso porque existe a aba Insert, que possui os comandos mais detalhados sobre blocos.

Imagem 9

4.6 – Painel Properties:

Nesse painel ficam visíveis as propriedades da camada que está ativa no desenho. Nesse painel é possível também mudar as propriedades de um objeto selecionado (espessura, cor e tipo de linha).

Imagem 10

4.7 – Painel Groups:

Nesse painel estão alguns comandos relacionados à criação e edição de grupos de objetos dentro do desenho. Particularmente, nunca usei nenhum comando desse painel.

Imagem 11

4.8 – Painel Utilities:

Nesse painel estão alguns comandos usados para medição e seleção dos objetos dentro do desenho. Além disso, nele também há uma calculadora própria do programa.

Imagem 12

4.9 – Painel Clipboard:

Nesse painel estão os comandos de copiar, recortar, colar e formatar pincel. Através desses comandos você pode copiar e colar objetos de um arquivo para outros (o famoso Ctrl+C e Ctrl+V, que nos salvam em inúmeras situações kkk).

Imagem 13

Galera, não vou entrar em detalhes nas outras abas, pois para aprender os primeiros passos com o AutoCAD, acredito que conhecer a aba Home já é mais que o suficiente. Nela, estão todos os comandos necessários para nós trabalharmos por aqui!

 

5 – Espaço Model e Layout:

Só para finalizar nosso Tour pela interface do AutoCAD, não poderíamos deixar de explicar a diferença entre esses dois espaços que existem no programa. O espaço MODEL é, basicamente, o local em que desenhamos dentro do programa. Nele, é preferível que a escala trabalhada seja 1:1. Isso porque é no espaço LAYOUT que a escala deverá ser configurada. O LAYOUT é o local em que nós organizamos e configuramos o desenho para impressão. Você pode modificar de um espaço para o outro no canto esquerdo inferior da tela (semelhante às planilhas do Excel).

Imagem 14

Então, por hoje nossos primeiros passos com o AutoCAD fica por aqui! Semana que vem, aprenderemos a criar e configurar layers. Conto com a sua presença aqui, ok?! Gostou do post de hoje? Achou a informação disponibilizada útil? Então não deixe de comentar e compartilhar! De seu feedback, afinal ele é muito importante para melhorarmos nosso conteúdo!

Até a próxima!

Amanda Lima.

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.