Primeiros passos com AutoCAD: Comandos do painel Modify – STRETCH, SCALE, FILLET, CHAMFER e EXPLODE.

Fala gente bonita e gente feia, tudo certo? Bom, no post de hoje, vou terminar de falar sobre os COMANDOS do PAINEL MODIFY (finalmente :D). Bom, se você não leu o nosso artigo da semana passada, onde falamos sobre outros comandos do PAINEL MODIFY, sugiro que clique aqui antes de prosseguir com sua leitura nesse post. Então, bora ver o que realmente nos interessa?!

1) COMANDO STRETCH

Atalho: S

Botão: untitled1

Eu, particularmente, uso esse comando sem chamá-lo. Isso porque, ao clicar no objeto (linha ou polígono), você perceberá que nele existem “pontos” marcados, como mostra a imagem abaixo:

imagem-1

Para usar o COMANDO STRETCH, basta você por o mouse em cima de um desses pontos marcados. O próprio programa dará a você a opção de utilizar o comando:

imagem-2

No nosso exemplo, clique em cima do MIDPOINT e leve a aresta com o mouse para a direita. Vamos clicar no MIDPOINT e digitar o valor de 20 unid..

imagem-3

Perceba que o nosso quadrado virou um retângulo de 30×10 unid.. Isso porque, nós alongamos 20 unid. uma aresta que já possuía 10 unid. de comprimento. Como foi falado no começo da explicação desse comando, ele pode ser usado também para diminuir os objetos.

imagem-4

2) COMANDO SCALE

Atalho: SC

Botão:untitled2

Função: Por objetos na escala indicada pelo usuário.

Após chamar o comando no programa, ele pedirá a você para selecionar os objetos:

imagem-5

Aperte o Enter. Depois disso, o programa solicitará que você indique o ponto base como referência. Eu, particularmente, sempre uso o canto inferior esquerdo como referência.

imagem-6

O AutoCAD, então, pedirá que você indique o fator de escala. No nosso exemplo, como o desenho do fogão foi feito em milímetros, vamos passá-lo para metros. Para isso, utilizaremos o fator 0.001. Não se esqueça de usar o ponto ao invés da vírgula, hein?!

imagem-7

Aperte Enter e pronto, seu desenho estará na escala que você determinou. No Model, nós sempre trabalhamos na escala 1:1 e deixamos para ajustar a escala de impressão no Layout. Entretanto, vai de usuário para usuário a escolha de trabalhar ou não com escala no espaço Model. Fica a seu critério!

imagem-8

3) COMANDO FILLET

Atalho: F

Botão:untitled3

Função: Faz concordâncias entre dois objetos por meio de curvas ou duas retas. Essa definição ficou complicada de entender?! Bora ver na prática que ficará mais fácil!

Basicamente, o COMANDO FILLET une duas linhas (desde que elas NÃO estejam paralelas entre si), podendo formar curvas entre as mesmas ou não. Vamos ver melhor no exemplo.

Depois de chamar o comando, o programa pedirá para você selecionar o primeiro objeto:

imagem-10

Após a seleção do primeiro objeto, o programa pedirá para selecionar o segundo objeto, o que você deseja “unir” ao primeiro objeto. Nesse primeiro momento vamos apenas selecionar o segundo objeto para você visualizar a união entre os objetos, beleza? Então, selecione a segunda linha e pronto. Nem precisa clicar no Enter, que o próprio comando se finaliza sozinho.

imagem-11

Perceba que o programa uniu as duas linhas, formando um “canto”. Entretanto além de realizar essa união, dá para nós criarmos uma curva entre elas. Bora descobrir como?

O segredo está na especificação do raio, no momento que você seleciona o segundo objeto. Antes de selecionar o segundo objeto, você deve digitar R+Enter (R=Radius=Raio):

imagem-12

O programa agora pedirá para você especificar o RAIO para a curva que você quer criar. No nosso caso aqui, vamos digitar 0.5 e apertar o Enter:

imagem-13

Agora o programa pedirá para você selecionar a segunda linha como no exemplo anterior. Você selecionará e pronto. Sua curva com o raio de 0.5 unid. estará pronta.

imagem-14

4) COMANDO CHAMFER

Atalho: CHA

Botão:   untitled4

Função: Criar chanfros entre as arestas dos objetos. Para quem não sabe, chanfro é o corte na diagonal de uma aresta.

Esse comando é muito parecido com o FILLET. Porém, ao invés de criar curvas, você criará chanfros. Vamos testá-lo para você ver como o mesmo funciona.

Após chamar o comando, ele pedirá para você selecionar o primeiro objeto que deseja chanfrar:

imagem-15

Agora o programa pedirá para você selecionar o segundo objeto. Entretanto, se você selecioná-lo, criará uma aresta de 90° como se estivesse usando o comando FILLET. Mas você não quer criar uma aresta de 90°, certo? Então, você digitará D+Enter (D=Distance+Distância).

imagem-16

Com esse recurso, DISTANCE, nós determinaremos a distância entre o “bico” da nossa aresta e o chanfro que queremos criar. Difícil de entender? Vamos para a prática que ficará mais fácil.

Depois de digitar D+Enter, o programa solicitará a você o primeiro valor da distância do chanfro. No nosso caso, vamos digitar 0.5 e depois clicar no Enter:

imagem-17

Agora o programa perguntará a você qual a segunda distância do chanfro. Se você quiser um chanfro com as duas distâncias iguais (no nosso caso, as duas com 0.5), basta apertar o Enter. Senão, digite o valor que você quer para a segunda distância. No nosso exemplo, vamos usar as distâncias iguais, então apenas aperte o Enter:

imagem-18

Agora o programa pedirá para você selecionar o segundo objeto. Selecione a segunda linha e pronto, seu chanfro estará feito!

imagem-19

Para você entender melhor o esquema do DISTANCE, olhe a imagem abaixo. A distância de 0.5 que especificamos para o programa é essa aqui:

imagem-20

5) COMANDO EXPLODE

Atalho: X

Botão: untitled5

Função: Quebrar um bloco ou polígono composto por polyline em objetos soltos.

Bom, a explicação não foi das melhores, mas é exatamente isso que o COMANDO EXPLODE faz. Não vou entrar em detalhes sobre BLOCOS, porque falarei desse assunto nas próximas semanas. Vou usar um polígono qualquer criado com polyline para explicar o funcionamento do EXPLODE. Bora lá?

Depois de chamar o comando, o programa pedirá que você selecione o objeto que deseja explodir:

imagem-21

Repare que, como o objeto é composto por polyline, ao passar com o mouse nele, ele fica destacado POR INTEIRO. Se o mesmo fosse composto por line (linhas simples), ao passar com o mouse nele, apenas a linha que o mouse estivesse em cima ficaria destacada. É importante saber disso, porque o COMANDO EXPLODE só funciona com blocos e polígonos feitos com o comando polyline. Até mesmo porque se o polígono fosse feito com linhas normais e separadas, não haveria nada para o comando explodir…

Bom, continuando… Após você selecionar o objeto, aperte o Enter e pronto. Seu polígono está explodido! Para saber que o que eu estou falando é verdade, clique em qualquer segmento da figura. Antes, ao clicar em um segmento, todos ficavam em destaque. Agora, apenas o segmento selecionado fica destacado!

imagem-22

Bom galera, agora consegui finalizar os principais comandos do painel MODIFY (aleluia!). Na semana que vem, começaremos a ver algumas configurações de cotas, linhas de chamada e textos (PAINEL ANNOTATION). Conto com a sua presença por aqui, hein? Gostou desse post? Achou a informação válida? Então, compartilhe em suas redes sociais e deixe seu feedback aqui embaixo, para sabermos sua opinião sobre o assunto! Afinal, seu feedback é extremamente importante para a evolução do nosso conteúdo!

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.