Primeiros passos com AutoCAD: Comandos do painel Modify – COPY, ROTATE, MIRROR e ERASE.

Fala gente bonita e gente feia, tudo certo? Bom, no post de hoje, vou continuar falando sobre os COMANDOS do PAINEL MODIFY. Bom, se você não leu o nosso artigo da semana passada, onde falamos sobre os primeiros comandos do PAINEL MODIFY, sugiro que clique aqui antes de prosseguir com sua leitura nesse post. Então, vamos parar de enrolação e bora para o que interessa?!

1) COMANDO COPY

Atalho: CO

Botão:1

Função: Copiar os objetos de um ponto para outro dentro do mesmo desenho.

Bom, após chamar o comando, o programa pedirá para você selecionar o(s) objeto(s) a ser(em) copiado(s).

imagem-1

Depois disso, aperte Enter. Então, ele pedirá para você especificar o ponto base, que será o ponto referência para copiar o objeto.

imagem-2

Daí o programa mandará você especificar qual o ponto que deseja que o objeto seja copiado e pronto! Você pode copiar o mesmo objeto quantas vezes desejar e para finalizar o comando, basta apertar o Enter.

imagem-32) COMANDO ROTATE

Atalho: RO

Botão:2

Função: Rotar objetos no AutoCAD, de acordo com um ângulo estabelecido.

Depois de chamar o comando, o programa pedirá para você selecionar o objeto a ser rotado.

imagem-4

Aperte o Enter. Então, o programa pedirá para você especificar o ponto base do objeto a ser rotado. Esse ponto será sua referência para a rotação do objeto.

imagem-5

Agora, o programa solicitará que você especifique o ângulo de rotação. Basta digitar o ângulo desejado. No nosso exemplo, vamos rotar nossos quadrados a 30°.

imagem-6

Então, após digitar o ângulo, apertamos o Enter e pronto, nossos quadrados já estarão rotados a 30°, de acordo com a aresta que usamos como referência.

imagem-73) COMANDO MIRROR

Atalho: MI

Botão: 3

Função: Espelhar os objetos de acordo com a direção indicada pelo usuário.

Após chamar o comando, o programa solicitará que você selecione o objeto a ser espelhado.

imagem-8

Aperte o Enter. Daí, o programa pedirá para você indicar o ponto base no objeto, aquele que será sua referência.

imagem-9

Agora, ele pedirá para você indicar a posição que seja espelhar o objeto. Esse espelho pode ocorrer para cima, para baixo ou para o lado oposto ao original do objeto.

imagem-10

Após especificar a posição desejada para o objeto espelhado, o programa perguntará se você deseja apagar o objeto original. Se SIM, aperte Y (Yes) ou se NÃO, N (No). No nosso caso, vou apertar “N”, para exemplificar melhor o sentido do comando. Entretanto, no cotidiano, eu sempre apago o objeto original, a não ser que precise de ambos os itens no projeto (original e espelho).

imagem-11

Depois de digitar N ou Y, aperte o Enter. Então o programa finalizará o comando e seu objeto aparecerá espelhado na posição que você indicou.

imagem-124) COMANDO ERASE

Atalho: E

Botão:4

Função: Apagar os objetos selecionados pelo usuário.

Esse comando é igual a todas as borrachas dos outros programas que conhecemos por aí: Photoshop, Paint, Corel Draw etc. Ao chamar o comando, ele pedirá para você selecionar os objetos que deseja apagar.

imagem-13

Aperte enter e pronto, todos os objetos que você selecionou serão apagados!

imagem-14

Esse comando pode ser substituído pelo botão DELETE. Entretanto, fica ao seu critério escolher qual a melhor forma de apagar os objetos que não deseja no seu desenho.

Bom galera, para o post não ficar muito extenso, por hoje finalizarei por aqui. Na semana que vem, mostrarei a terceira parte do painel MODIFY, com os comandos que julgo importantes e não falei ainda. Então, espero vocês por aqui para prosseguir com OS PRIMEIROS PASSOS COM O AUTOCAD, fechou?! Gostou do post de hoje? Achou a informação disponibilizada útil? Então não deixe de comentar e compartilhar! De seu feedback, afinal ele é muito importante para melhorarmos nosso conteúdo!

Até a próxima!
Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.