Primeiros passos com AutoCAD: Comandos do painel DRAW – LINE e POLYLINE.

Fala gente bonita e gente feia, tudo certo? Bom, no post de hoje, vamos aprender a mexer em alguns comandos do painel DRAW. Nesse painel, ficam os comandos de desenho do programa. Os comandos que mostrarei para você, nesse artigo, são: LINE e POLYLINE.

1. Comando LINE

Atalho: L

Botão:  line

Função: Criar linhas de acordo com o tamanho e ângulo desejado, ou ainda com a indicação de coordenadas.

Para o uso do COMANDO LINE, digitamos L+Enter. Depois o programa irá nos perguntar qual o primeiro ponto; Podemos clicar em qualquer ponto da tela ou especificar uma coordenada, como 0,0.

imagem-1

Depois de especificarmos o ponto, o programa irá nos pedir qual o próximo; Daí ou especificamos a próxima coordenada, ou digitamos o tamanho da linha que queremos desenhar. Particularmente, eu só trabalho com o tamanho das linhas, nos desenhos que faço. Apenas usei as coordenadas em exercícios no curso técnico e depois, nunca mais. Mas é bom aprender a trabalhar com elas. No nosso caso, vamos digitar 30 e depois apertar o botão Enter.

imagem-2

O programa irá pedir qual o próximo ponto. Se você quiser continuar a desenhar linhas, é só direcionar o mouse para a posição desejada e digitar o tamanho +Enter; Agora, se você deseja encerrar o comando, aperte o Enter duas vezes.

A seguir, vamos ver uma breve explicação sobre como trabalhar com as coordenadas dentro do AutoCAD.

Entendendo como funcionam as coordenadas no AutoCAD.

O AutoCAD funciona como um grande plano cartesiano. Para podermos trabalhar com tal programa, precisamos entender como o plano funciona.

imagem-3
Legenda: Plano Cartesiano Fonte: https://sites.google.com/site/tutoriaisautocad/coordenadas

Quando trabalhamos com as coordenadas no programa, precisamos deixar algumas coisas claras:

1 – No AutoCAD, a vírgula separa pontos coordenados (X,Y). Para representação de casas decimais, utiliza-se o ponto (.). Exemplo: 1.5;

2 – No AutoCAD, sempre inserimos primeiro os valores de X e depois os de Y, quando se trabalha com coordenadas;

3 – Para representar os valores negativos, seja no eixo das abscissas ou ordenadas, utiliza-se o sinal de menos (-) na frente do número.

 

O AutoCAD trabalha com três tipos de coordenadas: Absoluta, Relativa Cartesiana e Relativa Polar.

As Coordenadas Absolutas funcionam como se estivéssemos inserindo coordenadas de pontos num gráfico, tendo como base o ZERO ABSOLUTO (0,0).

Se você quiser fazer um teste, como treino, pode inserir os seguintes valores:

Command : L <ENTER>

From point: 0,0 <ENTER>

To point: 10,0 <ENTER>

To point: 0,10 <ENTER>

To point: -10,0 <ENTER>

To point: 0,-10 <ENTER>

To point: <ENTER> finalizando.

 

Já as Coordenadas Relativas Cartesianas trabalham de acordo com o último ponto clicado na tela. Para usá-las, basta inserir o símbolo @ antes de digitar os valores para X e Y.

Se quiser treinar, insira os valores abaixo:

Command : L <ENTER>

Command : _line Specify first point: (clique em qualquer lugar da tela)

Specify next point or [Undo]: @10,0 <ENTER>

Specify next point or [Undo]: @0,10 <ENTER>

Specify next point or [Close/Undo]: @-10,0 <ENTER>

Specify next point or [Close/Undo]: C <ENTER> (Comando CLOSE que fecha os pontos).

 

Ainda existem as Coordenadas Relativas Polares, nas quais trabalham com o tamanho da linha e o seu ângulo. Nesse caso para utilizá-las, você digitará @tamanho da linha<Ângulo de posição. Para exemplificarmos melhor, siga o exemplo abaixo:

Command : L <ENTER>

Command : _line Specify first point: (clique em qualquer lugar da tela)

Specify next point or [Undo]: @10<45 <ENTER>

Specify next point or [Undo]: @10<-45 <ENTER>

Specify next point or [Close/Undo]: @10<-135 <ENTER>

Specify next point or [Close/Undo]: C <ENTER> (Comando CLOSE que fecha os pontos).

2. Comando POLYLINE

Atalho: PL

Botão: botao-polyline

Função: Criar objetos composto por vários seguimentos (linhas e arcos).

No AutoCAD, quando iniciamos o comando POLYLINE, o programa pede para especificarmos o primeiro ponto; Então, ou indicamos o zero absoluto (0,0), ou clicamos em qualquer ponto da tela:

imagem-3

Depois que especificamos o primeiro ponto, o programa pede para nós ou indicarmos o próximo ponto (através de coordenadas ou tamanho da linha) ou nos da a opção de construir arcos, apertando A+Enter (comando ARC – atalho A). Para usar o comando ARC você, basicamente, deve especificar o raio ou diâmetro do mesmo, porém vamos falar dele no próximo post.

imagem-4

Então, depois de construir a primeira linha ou um arco, o AutoCAD dá a você a opção de continuar construindo mais linhas e arcos ou fechar o objeto através do comando CLOSE (atalho C+Enter).

imagem-5

A grande diferença entre utilizarmos LINE e POLYLINE, é que, no primeiro construímos linhas separadas. Já no segundo, construímos objetos. Ou seja, se você construir um quadrado com o POLYLINE, ao selecionar uma aresta do mesmo, você selecionará o QUADRADO TODO, porque ele é um único objeto.

imagem-6

Bom galera, esse post já ficou muito extenso… Então deixaremos para tratar dos demais comandos de desenho na próxima semana, fechou?! Conto com você nos próximos Primeiros passos com AutoCAD  🙂! Gostou do post de hoje? Achou a informação disponibilizada útil? Então não deixe de comentar e compartilhar! De seu feedback, afinal ele é muito importante para melhorarmos nosso conteúdo!

 

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.