Primeiros passos com AutoCAD: Comandos do painel DRAW – ARC, CIRCLE, ELIPSE, RECTANGLE e HATCH.

 Fala gente bonita e gente feia, tudo certo? Bom, no post de hoje, continuaremos a fuçar alguns comandos do painel DRAW. No post passado, falamos sobre os comandos LINE e POLYLINE. Se você não viu, clique aqui e confira! Agora, se você já está antenado na última postagem, bora conferir os outros comandos de desenho?

1. Comando ARC

Atalho: A

Botão:botao-1

Função: Criar arcos de acordo com os critérios escolhidos pelo usuário.

Esse comando é bem versátil. Isso porque, ele dá a você a possibilidade de criar arcos de diversas formas.

Eu, particularmente, indico a você (no caso do ARC) a não usar o atalho! Isso porque, ao clicar na seta, abaixo do comando, o programa dará várias opções para fazer um arco. Daí você pode escolher a que mais se adéqua a sua necessidade…

imagem-1

Em resumo, vamos explicar o que quer dizer cada comando de arco que está na imagem acima:

1 – 3-Points: O programa pedirá para você especificar 3 pontos diferentes para fazer o arco. Ou você clica em 3 pontos diferentes, ou digita a distância entre esses pontos;

2 – Start, Center, End: O programa pedirá para você especificar o primeiro ponto da criação do arco, a distância entre o centro do arco e a extremidade (raio) e o final desse arco.

3 – Start, Center, Angle: O programa pedirá para você especificar o primeiro ponto da criação do arco, a distância entre o centro do arco e a extremidade (raio) e o seu ângulo interno.

4 – Start, Center, Length: O programa solicitará a você o primeiro ponto da criação do arco, o seu raio e o comprimento do arco a ser criado.

5 – Start, End, Angle: Nesse caso, o programa pedirá a você o primeiro ponto da criação do arco, o ponto final e o ângulo interno do mesmo.

6 – Start, End, Direction: Esse é o tipo de arco que eu mais uso, normalmente. Nele, o programa pede para você especificar o ponto inicial do arco, o ponto final e a direção para onde você quer desenhar o arco. Uso muito esse tipo de arco para construir os arcos das representações de porta.

7 – Start, End, Radius: O programa aqui pede para você especificar o ponto inicial do arco, o final e o raio (no caso do raio, você digita o valor).

8 – Center, Start, End: Nesse caso o programa pede para você especificar o ponto central do arco, o inicial e o final.

9 – Center, Start, Angle: Nessa situação o programa solicitará que você especifique o ponto central do arco, o inicial e o ângulo interno do mesmo.

10 – Center, Start, Length: O programa, nesse caso, pede para você especificar o ponto central do arco, o inicial e o comprimento do arco.

11 – Continue: Nessa situação, o programa desenha um novo arco na última linha ou arco desenhado anteriormente. Para isso, ele pede a distância entre o ponto inicial e final do arco a ser desenhado.

2. Comando CIRCLE

Atalho: C

Botão:circle

Função: Criar círculos de acordo com os critérios escolhidos pelo usuário.

Assim como no ARC, o comando CIRCLE possui vários jeitos para você desenhar os círculos. Eu sugiro (Assim como no ARC) você não utilizar o atalho. Mas, clicar no ícone e ver qual a melhor forma, de acordo com as informações que você possui para desenhar o círculo. Vou dar um resuminho, a seguir, dos comandos que você pode usar dentro do comando CIRCLE:

1 – Center, Radius: O programa pedirá para você especificar o ponto central do seu círculo e o tamanho do raio;

2 – Center, Diameter: Aqui, ele pedirá para você especificar o ponto central do seu círculo e o tamanho do diâmetro;

3 – 2-Points: Nesse caso, o programa pedirá para você dois pontos diferentes. Esse caso se aplica quando você tem que desenhar um círculo e só possui as suas coordenadas no plano.

4 – 3-Points: Aqui, o programa solicitará que você especifique 3 pontos diferentes. A mesma explicação anterior é aplicada nesse caso!

5 – Tan, Tan, Radius: Nesse caso, o AutoCAD pede ao usuário dois pontos tangenciais para o círculo a ser desenhado, o ponto central e o tamanho do raio. Particularmente, eu nunca usei esse recurso, a não ser no curso de AutoCAD que fiz há uns anos atrás. Não vejo muita utilidade, mas ele existe hehehe…

6 – Tan, Tan, Tan: Aqui, o programa pede ao usuário três pontos tangenciais do círculo a ser desenhado. Minha opinião sobre essa parte do comando CIRCLE é igual sobre o Tan, Tan, Radius. Hehehehe… :)’

3. Comando ELLIPSE

Atalho: EL

Botão: el

Função: Criar elipses de acordo com os critérios escolhidos pelo usuário.

Assim como os dois comandos anteriores, no ELLIPSE não possui apenas um único jeito para se desenhar elipses. Abaixo, vou dar uma rápida descrição deles:

1 – Center: O programa aqui pede para você especificar o ponto central da elipse, a distância do primeiro eixo e a do segundo eixo.

imagem-2

2 – Axis, End: Nesse caso, o AutoCAD pedirá que você especifique três pontos para a elaboração da sua elipse: Quando você especificar o primeiro e o segundo ponto, estará determinando a localização da sua elipse e o tamanho do seu primeiro eixo. Já ao especificar o terceiro ponto, você determinará a distância entre o centro e o ponto final do seu segundo eixo.

imagem-3

3 – Elliptical Arc: Aqui, você desenhará arcos elípticos. Para isso o AutoCAD pedirá que você insira cinco pontos diferentes. No primeiro e segundo, você determinará a localização da sua elipse e o tamanho do seu primeiro eixo. No terceiro, você determinará a distância entre o centro e o ponto final do seu segundo eixo. Já no quarto e no quinto ponto, você especificará os ângulos e início e final do seu arco elíptico, respectivamente.

imagem-4

 

4. Comando RECTANGLE

Atalho: REC

Botão:ret

Para utilizar esse comando da forma correta, é necessário que você entenda o conceito de coordenadas relativas. Se você não leu o post passado, onde falamos delas, sugiro que clique aqui e depois prossiga com a utilização desse comando.

Então, após você digitar REC ou apertar o botão do comando, o programa pedirá que você clique no primeiro ponto.

imagem-5

Após isso, ele pedirá que você clique no segundo.

imagem-6

Daí, para desenhar um retângulo com as medidas corretas, você utilizará as coordenadas relativas. Ao invés de vc clicar no segundo ponto, você digitará as coordenadas relativas do próximo ponto. No nosso exemplo abaixo, utilizamos as coordenadas @20,10.

imagem-7

Ainda no comando REC, ao invés de digitar as coordenadas, você pode especificar a ÁREA do retângulo. Para isso, quando o programa pedir para você o próximo ponto, você digitará a letra A+Enter. Então ele pedirá que você especifique a área do retângulo:

imagem-8

Ainda no comando REC, ao invés de digitar as coordenadas, você pode especificar a ÁREA do retângulo. Para isso, quando o programa pedir para você o próximo ponto, você digitará a letra A+Enter. Então ele pedirá que você especifique a área do retângulo:

imagem-9

Então, você digitará a altura do seu retângulo. No nosso caso, deixamos com 10 unid. de altura. Nesse caso o AutoCAD calculará, automaticamente, o comprimento do retângulo.

imagem-10

Depois de digitar o valor da altura, você clicará no Enter e pronto. Seu retângulo estará desenhado. Como disse anteriormente, ao especificar a altura, o programa já calculou o comprimento.

imagem-11

5. Comando HATCH

Atalho: H

Botão:hac

Função: Desenhar Hachuras.

Após clicar no botão, ou digitar H+Enter, o programa perguntará a você qual o ponto interno para a inserção da hachura. No nosso caso, pegando o retângulo do exemplo anterior, basta clicar dentro do objeto e pronto. Entretanto, o AutoCAD utilizará a primeira hachura da sua lista padrão, com a escala padrão do programa. Então, você pode editar essas informações na Aba HATCH CREATOR, que surgirá ao chamarmos o comando HATCH. Abaixo, segue um esquema com as principais informações que você precisará editar ao inserir as hachuras.

imagem-12

Bom galera, por hoje é isso! Semana que vem vamos falar sobre os comandos do PAINEL MODIFY, fechou?! Conto com você nos próximos Primeiros passos com AutoCAD 🙂! Gostou do post de hoje? Achou a informação disponibilizada útil? Então não deixe de comentar e compartilhar! De seu feedback, afinal ele é muito importante para melhorarmos nosso conteúdo!

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.