Primeiros passos com Arduíno: Conheça os módulos e os shields

Olá meus queridos caiçaras, esse é o último artigo da série Primeiros passos com Arduíno e caso não tenha lido os posts anteriores, recomendo fortemente que o façam. Hoje falarei algo que confunde muito o pessoal que está começando o que raios afinal é um módulo e o que é um shield? Quais são as suas diferenças?

Módulo

Eu vou dar a explicação mais breve possível e sem muitos detalhes técnicos, afinal o objetivo aqui é passar o conteúdo de forma simples e objetiva,  o módulo é uma plaquinha que contém componentes eletrônicos e alguns até circuitos microcontrolados, para utilizar com o Arduíno, como por exemplo módulo relé, esse módulo já tem o circuito de proteção para evitar corrente reversa, led para indicar acionamento nessa plaquinha e os pinos para alimentação e utilização com o Arduíno.

Fonte: http://www.filipeflop.com/pd-6b84a-modulo-rele-5v-2-canais.html
Fonte: http://www.filipeflop.com/pd-6b84a-modulo-rele-5v-2-canais.html

Shield

O shield é uma placa de expansão de hardware que se encaixa ao Arduíno, fazendo um (sanduíche), a intenção do shield é acoplar a placa principal funções que mesma não tem e um dos shields mais utilizados é o shield Ethernet.

71htdolojIL._SL1000_

Só de visualizar a imagem é possível distinguir o Shield e o Módulo, bom um você encaixa na placa principal e o outro você utilizará pinos do Arduíno para realização de acionamento ou leitura de algum dado.

Espero que com isso tenha eliminado essa dúvida que é muito comum para nós iniciantes dessa plataforma e estudantes que estão no começo dessa jornada, o objetivo dessa série foi trazer conteúdos simples que vão te ajudar nos primeiros passos, a jornada é longa e tem muito material rico na internet para ser estudado e recomendo a leitura de E-books, tutoriais e um bom e velho livro, um sensacional e que vale a pena investir é o Arduíno Básico da editora Novatec, ele aborda muito conteúdo e ajuda bastante a quem está começando.

Os próximos posts do blog conterão projetos mais interessantes envolvendo controle de motores, leitura de sensores, comunicação bluetooth, etc.

Muita coisa boa estar por vir e caso tenha qualquer recomendação de postagem ou de projeto que pode ser explorado, deixe seu comentário com sua sugestão, afinal o objetivo desse blog é te ajudar e trazer conteúdos cada vez mais interessantes.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback isso é fundamental para melhorarmos e produzir ainda mais conteúdos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado, até a próxima!

Yhan Christian

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.