Por dentro dos canos: Os 10 números que todo mundo deveria saber sobre a rede hidráulica brasileira.

Fala galera, tudo certo?! Bom, abrimos o ano falando de água! Afinal, além de hidráulica ser um assunto importantíssimo para a construção civil, atualmente, num mundo com cada vez menos água potável, ele tem se tornado um tema interessante para toda a população em geral. Então, assim como fizemos nos posts sobre Instalações Elétricas, em que iniciamos a série com os 10 números que todo mundo deveria saber sobre a rede elétrica brasileira, veremos agora…

Os 10 números que todo mundo deveria saber sobre a rede hidráulica brasileira.

190 litros é o volume de água que um brasileiro consome em média, diariamente. Se nós compararmos com a média ideal, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) que é 110 litros, gastamos mais de 70% de água do que realmente precisamos para viver.

De toda a água gasta, dentro de uma residência brasileira, 30% é destinada à descarga do vaso sanitário. Lembrando que, a maioria das residências brasileiras usam água potável para tal finalidade! Um baita desperdício, não?!

1 torneira gotejando pode desperdiçar até 1000 litros de água por mês. Se ela estiver soltando um filete contínuo de 2mm, esse número pode subir para mais de 4000 litros!

Com apenas 1% do valor de uma casa, durante a fase de projeto, é possível realizar o planejamento e preparação de um sistema de captação de chuva.

Na sua conta de água, 50% do valor pago à concessionária é referente ao fornecimento de água. Os outros 50% são pagos pelo tratamento de esgoto. Para algumas pessoas essa informação pode parecer óbvia, mas conheço muita gente que não fazia a menor ideia desse fato…

Não para por aqui…

Conhece o arejador spray, aquela pequena peneira acoplada na ponta da torneira?! Então ela pode diminuir a vazão de uma torneira de 8,5 litros por minuto para até 1,8 litros por minuto. É uma redução de quase 80%!

Para que seja viável a captação de água pluvial em uma residência, a mesma deve possuir um telhado com, no mínimo, 40m².

Outro local da casa, no qual nós, brasileiros, desperdiçamos água aos montes é na área de serviços. Ao usar uma lavadora (para 5kg de roupa), gastamos 135 litros de água por ciclo. Se formos para o tanque, a coisa fica pior: em 15 minutos com a torneira ligada, lavando roupa, o volume de água gasta chega a quase 250 litros! Se essa água fosse reaproveitada, poderia lavar o chão de muitas partes da casa…

1 mísero buraquinho de 2mm na tubulação de uma casa pode provocar um desperdício de 3.000 litros de água, mensalmente.

E, para encerrar esse festival de números, saiba que, de toda a água tratada dentro do território brasileiro, 40% é jogada fora. Quase metade da água fornecida pelas concessionárias, da qual pagamos (e não sai barato), vai literalmente para o ralo à toa.

Acredito que não basta apenas reduzirmos nosso consumo de água diário. Precisamos, também dar atenção à instalação hidráulica existente em nossos lares (ou no caso de quem projeta e constrói, aos lares alheios kkkkk). Uma instalação hidráulica eficiente pode auxiliar no controle desse desperdício todo.

Concluindo…

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.