Por dentro dos canos: Caminho que a água segue

Fala galera, tudo certo?! Bom, no post de hoje vamos continuar nossa série sobre hidráulica, falando sobre o caminho que a água faz dentro de sua residência. Se você ao viu o artigo da semana passada, sugiro que clique aqui, antes de continuar lendo esse post. Agora, se você já está por dentro do assunto, role essa tela para baixo e continue sua leitura… Vamos nessa?!

O sistema hidráulico de uma casa comum possui três caminhos básicos: o sistema de esgoto, o de água fria e o pluvial. Além desses, também existe o sistema de água quente, porém não é o caso da maioria das residências comuns, então não vou entrar nesse mérito aqui. Dentro de dois desses sistemas, a água entra na residência, para então ser usada e, depois, descartada. Já no terceiro, podem ocorrer duas situações: ou a água é apenas conduzida para fora da residência, ou ela pode ser armazenada para seu uso posteriormente.

De qualquer forma, para aqueles que não têm a familiaridade com hidráulica, vamos tentar explicar, da forma mais simples possível, onde começa e termina cada um desses três caminhos que a água percorre.

Sistema de Água Fria (AF)

Dentro de um projeto de hidráulica esse sistema é representado pelas letras AF. É através dele que a água entrará e abastecerá a residência. O início desse caminho está no cavalete do medidor de água, que é por onde a água, vinda da rua, entrará de fato em sua residência.

Depois de passar pelo cavalete, essa água deverá ser conduzida pela tubulação até a caixa d’água (que, em quase 100% dos casos, fica na parte superior da residência). Da caixa d’água saem as tubulações que levarão a água para todos os ambientes que precisam dela: cozinha, banheiro, área de serviços etc.. Vale lembrar que, a torneira do jardim pode ser abastecida pela caixa d’água ou direto do cavalete. Isso vai depender do projeto.

Sistema de Esgoto (E)

No projeto, representamos as legendas desse sistema com a letra E. Depois que usamos a água na residência, ela tem que ir embora por algum lugar. E, o sistema de esgoto é o responsável por levá-la até a tubulação da rua.

Tudo começa na saída de água das peças sanitárias, do ralo do chuveiro, da pia da cozinha, do tanque, em que a água já usada é conduzida pela tubulação de esgoto no piso até a caixa de inspeção. Lembrando que, no caso da pia da cozinha, a mesma é ligada em uma caixa de gordura antes da caixa de inspeção.

Depois da caixa de inspeção, a água dentro do esgoto é conduzida para outra caixa de inspeção, só que na calçada. E então dela, sua água usada cai na rede de esgoto da rua e… Bye, bye água.

Sistema de Água Pluvial (AP).

Nos projetos, esse sistema é representado pela letra AP. Ele é responsável por conduzir a água da chuva para fora da residência. Em alguns casos, em que existe um reservatório, destinado à água pluvial, ele conduz a água da chuva até esse reservatório.

Esse sistema começa na calha, que recebe a água da chuva no telhado. Essa água desce pela tubulação, caindo numa caixa de passagem para a captação do sistema pluvial. Dessa caixa de captação, a água é conduzida para as bocas de lobo na rua e vai embora pelas galerias de água pluvial.

Porém, como foi dito anteriormente, existem casos em que a água pluvial é reaproveitada dentro de casa. Nesse caso, a água da calha desce pela tubulação e é conduzida até um sistema de filtragem, para a retirada de impurezas. Depois de purificada, essa água é armazenada em um reservatório, que será conectado a uma caixa d’água a parte daquela destinada à água fria. Da caixa, essa água é conduzida para os destinos dos quais não precisam de uma água tratada pela concessionária, como a descarga do banheiro ou a torneira do quintal, por exemplo. Daí por diante, a água depois de usada tem o mesmo destino já descrito no sistema de esgoto.

Concluindo…

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.