One Day Baixada

Fala galera beleza? No post de hoje, especialmente, falarei sobre o One Day, evento voltado à tecnologia que aconteceu no último Sábado dia 01 de Outubro. Nele foram abordados temas sobre IoT ( Internet of Things) e Games, além de atividades para os participantes e um bate papo com profissionais, estudantes e entusiastas do assunto.

O que rolou no One Day

O evento iniciou às 13h com quatro ambientes diferentes:

– No primeiro foram apresentadas palestras sobre  IoT;

– No segundo foram apresentadas palestras voltadas à área de Games;

– No terceiro ambiente, chamado Your Place, você tinha a oportunidade de bater um papo com profissionais da área sobre os assuntos apresentados;

– No último ambiente, literalmente, você botava a mão na massa criando um projeto desenvolvido com Arduíno utilizando C#. Um incentivo e tanto para começar seu projeto IoT!

Particularmente, eu e Amanda Lima ficamos no ambiente de IoT para assistir a primeira palestra, sobre o Robô Alegria. Ele é um projeto open source, desenvolvido com intuito social de montar um robô, a fim de alegrar crianças em hospitais. Esse projeto foi um desafio proposto pela ASEBS – Associação de Startups  e Empreendedores da Baixada Santista – no início do ano, com a finalidade de incentivar a cultura maker em Santos. A equipe responsável pelo andamento do projeto é  formada por estudantes, entusiastas, makers, engenheiros e programadores, e eu também faço parte da equipe rs :)’.

Palestra - Robô Alegria
Palestra – Robô Alegria

Após a palestra do Robô Alegria, fomos ao ambiente your Place, onde conhecemos alguns profissionais da área,  vimos alguns trabalhos muito interessantes como Crie Aqui, empresa que trabalha com impressão 3D.

Impressora 3D e algumas peças impressas
Espaço – Crie Aqui

Participação do Engenheiro Caiçara no evento

Além de prestigiar o evento, tivemos a oportunidade de mostrar um pouco de nosso trabalho no blog.  Ficamos no check point one, onde eu apresentei um protótipo com Arduíno, que realiza a leitura da corrente elétrica, calcula a potência e exibe as informações via bluetooth em um aplicativo Android, criado com App Inventor.  Esse projeto inclusive foi  uma inspiração para nosso primeiro projeto do mês.

Foi uma experiência incrível, pois além de conhecer pessoas novas, fazer networking, aprender novos conteúdos, tivemos a oportunidade de  divulgar nosso trabalho e foi sensacional.

Impressões sobre o evento

A terceira edição do One Day foi incrível, com os check points deixando o evento dinâmico e interativo, um estande da Novatec para comprar livros, onde não resisti e comprei um pra estudar e trazer ainda mais conteúdos para vocês.

O principal acerto foram diferentes assuntos para diferentes públicos. Isto é, se você fosse desenvolvedor de games, poderia assistir suas palestras; Agora se você fosse desenvolvedor web, tinha um check point que falava sobre PHP e outras tecnologias.Claro que, se você é um entusiasta sobre IoT, as palestras apresentadas foram incríveis, uma pena que não pude assistir todas, tiveram assuntos bem interessantes.

Ficamos felizes em poder participar ativamente  e parabenizamos aos organizadores, Léo Andrade e Alexandre Cortez, por trazer qualidade a um evento gratuito e nomes de peso para palestrar. Realmente foi uma oportunidade e tanto para nós estudantes.

Esperamos que mais eventos como esse aconteçam na Baixada Santista. Nossa região, infelizmente,  carece de eventos voltados à área de Engenharia. Então, se você é caiçara não deixe de aproveitar oportunidades como esta.

Bom galera, por hoje é isso aí! Se você gostou, não deixe de compartilhar e dar seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos que possam ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.