O que rolou antes da obra estar ali: Planejamento de Obras

Fala galera, tudo certo?! Bom, depois de um mês de “férias” (coloquei entre aspas, porque nós – a Equipe EC – não tivemos férias kkkk), nós voltamos! E, para essa volta, resolvemos falar um pouco sobre planejamento de obras. Afinal, esse é um tema do qual nunca abordamos por aqui. Então, rola a tela para baixo e confira nosso artigo!

Para começo de conversa…

Antes de tudo, vamos entender o que o Planejamento de uma obra. Afinal, para quem trabalha na área, pode parecer algo trivial. Entretanto, para os iniciantes de plantão, ter isso definido em mente pode ser um pouco mais complicado, do que se imagina!

O Planejamento de obras é o processo pelo qual se prepara a sequência de trabalhos necessários, para a realização de um empreendimento. Sendo que, tal sequência deve conter roteiro e métodos estabelecidos, de acordo com objetivos e bases técnicas estipuladas.

Através das atividades que compõem o planejamento, sendo essas identificadas, analisadas, coordenadas e gerenciadas, dá-se um plano de ação. Ou seja, são definidas, antecipadamente, as decisões a serem tomadas no decorrer da execução da obra, incluindo organização, direção e controle.

O que é organização, direção e controle dentro do planejamento?

Bom, para compreender o que o planejamento, é necessário ter essas três atividades bem compreendidas em nossas mentes…

A primeira delas, a organização, trata-se da ação pela qual é determinada a composição dos recursos humanos, financeiros e físicos, visando-se obter o melhor desempenho.

Já a direção é o ato pelo qual se define quais recursos serão usados, quando, por quem, onde e como, para a execução das atividades planejadas.

E, por último, mas tão importante quanto, o controle é o ato de mensurar o que foi executado. Isso, comparando o mesmo com o que foi estabelecido como padrão. Isto é, são verificados se os padrões definidos, previamente, estão sendo atendidos durante a execução das atividades.

Dessa forma, o planejamento de uma obra se trata do método com o qual são tomadas decisões no presente, visando uma ação futura pretendida. Sendo que, o mesmo deverá da melhor forma possível gerar valor ao cliente.

Ferramentas para o planejamento de uma obra.

Bom, como tudo nessa vida, para a realização do planejamento de uma obra, são utilizadas ferramentas que auxiliam em tal processo. Aqui, apresentaremos alguns desses instrumentos para você, querido leitor…

Cronograma Físico-financeiro: Também conhecido como cronograma de barras ou gráfico de Gantt, é a ferramenta mais conhecida e utilizada no planejamento de obras. Nele, são sequenciadas as atividades planejadas, previstas na execução do respectivo empreendimento, associada a um período estipulado e recursos necessários para sua realização. Recursos esses, previstos em quantidade adequada para serem consumidos naquele período, para aquelas atividades.

“Gantt” de Controle: Trata-se do mesmo tipo de gráfico citado anteriormente. Porém, com a diferença de que no Gantt de controle, você consegue comparar através de uma linha de base, o que foi planejado e o que está em execução real.

Diagrama PERT-CPM (Program Evolution and Review Technique): trata-se de um ciclo de atividades definidos no cronograma. Através desse conjunto, dividem-se as atividades em pequenas operações sequenciadas, formando redes de produção. A rede de operações, que tiver maior duração de tempo, será considerada o caminho crítico. Isto é, ali não deverão ocorrer atrasos.

Curva de agregação: Essa ferramenta apresenta a evolução do uso de um ou mais recursos, durante a execução da obra. Sendo assim, é possível visualizar o progresso da mesma, controlando seu custo total ou de atividades consideradas como as mais importantes.

Concluindo…

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.