O que é potência elétrica?

Fala galera beleza? No post de hoje, vamos falar sobre potência elétrica. Afinal, você sabe o que significa isso?  Por que é importante compreendê-la? O que é essa grandeza e sua importância ao escolher equipamentos eletroeletrônicos? Pois bem, vamos rolar a tela e explicá-la de forma simples e direta… Mas, antes de tudo, vamos compreender sua definição.

Potência Elétrica

Primeiramente, compreendamos o que é potência. O resumo do Wikipédia da uma boa definição do que é essa grandeza física:

Em físicapotência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte, a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado.

No mundo da eletricidade, ao aplicar uma diferença de potencial (tensão), será estabelecida uma corrente elétrica, que nada mais é que o movimento ordenado dos elétrons.  O trabalho realizado pelas cargas elétricas, em determinado intervalo de tempo é transformado em calor, através do efeito Joule. Em números, a potência é resultado do produto da tensão da corrente, resultando na grandeza Watt (W), unidade essa em homenagem a James Watt, inventor da máquina de vapor.

Entenda o triângulo das potências

Nas primeiras aulas de eletricidade básica, entende-se que a potência é o produto da tensão e da corrente. Entretanto, ao começar estudar circuitos de corrente alternada, percebemos que existe a potência ativa (consumida pelo equipamento), reativa (necessária para o funcionamento, mas não realiza trabalho de fato) e aparente (fornecida pela fonte). Para ilustrar este conceito, nada melhor que a análise do copo de Chopp (esse clássico exemplo, muito utilizado pelos professores):

Fonte: http://www.centralgeradores.com.br/curiosidades-energeticas-kva/

Sendo as respectivas unidades de medida:

  • Potência Aparente(VA);
  • Potência Ativa(W);
  • Potência Reativa (Var).

A relação, entre essas potências, forma o triângulo de potências:

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tri%C3%A2ngulo_de_pot%C3%AAncias#/media/File:TrianguloDePotencia2.jpg

Outro conceito importante é sobre o fator de potência (FP), que é o quociente entre potência ativa pela aparente. Ele é representado no triângulo de potências como cos (phi). Em resumo, representa o quanto de potência útil está sendo de fato consumida. Essa é uma grande preocupação das indústrias, pois a ANEEL estabelece um valor mínimo do fator de potência em 0,92, sendo passível de multa, caso as empresas não cumpram com a resolução. Bom, entrar em detalhes sobre o fator de potência e maneiras de corrigir esse valor não é nosso objetivo, mas sim uma apresentação do que é potência elétrica e suas componentes. De qualquer maneira, recomendo a você, querido leitor, pesquisar um pouco a respeito sobre esse importante parâmetro de qualidade de energia.

Para finalizar…

Bom, espero que tenham gostado! A intenção do artigo foi mostrar, da maneira mais simples possível, o que é potência elétrica e suas componentes. Olhe, atentamente, a análise do copo de Chopp, creio que seja o melhor exemplo ilustrativo sobre o que são as componentes rs… Afinal bebemos o líquido (ativa), mas o Chopp precisa da espuma (reativa), para manter seu sabor, e o copo contém o conjunto de líquido e espuma (aparente). Não deixe de comentar aqui embaixo, caso tenha dúvidas ou sugestões, beleza?

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.