O que é frequência?

Fala galera beleza? No post de hoje, vamos compreender o que é frequência e sua importância na Engenharia. Explicaremos, de forma simples e direta, seu conceito e, também, mostraremos o que foi possível desenvolver, graças à compreensão desta grandeza. Antes de tudo vamos para sua definição…

O que significa?

Frequência, nada mais é, do que um número de eventos ocorridos em determinado intervalo de tempo, sejam eles: oscilações, ciclos, voltas, etc. A unidade de medida da frequência é o Hz (Hertz), em homenagem ao físico alemão Henrich Hertz, que contribuiu de forma significativa com o estudo do eletromagnetismo. A unidade Hz está no SI (Sistema Internacional), representada pela letra f (minúscula).

Fonte: http://www.soundlincs.org/project/frequency/

Bom, compreendido esse conceito, vamos descobrir as formas de calcular essa grandeza, que é extremamente simples.

Como calcular a frequência?

Como explicado acima, a frequência tem uma relação com o tempo. Este tempo, em que ocorre 1 ciclo completo, é denominado período (T). E, a frequência é inversamente proporcional ao mesmo. Sendo assim, para obter o valor da frequência basta:

Sabemos que a rede elétrica brasileira é de 60Hz. E, para descobrir o período de um ciclo completo, é bastante simples… Basta aplicar a equação descrita cima e você chegará ao valor aproximado de 16,67ms.

Porque é importante compreender o que é essa grandeza?

O conceito é relativamente simples, como podem observar. Mas, pode gerar certa confusão inicialmente. É importante compreender o conceito desta grandeza, pois graças à contribuição de Henrich Hertz e de outros grandes cientistas, atualmente a utilizamos nas mais diversas aplicações, como:

  • Telecomunicações: todo equipamento de telecomunicação transmite informação via rádio em uma dada frequência, que o receptor, em outra ponta, consegue captar. A compreensão disso fez com que nós conseguíssemos transmitir: sons, imagens, dados transmitidos através de ondas eletromagnéticas em alta frequência.
  • Computação: todo processador possui um clock, dado na casa dos mega-hertz e até giga-hertz. Graças a isso, consegue executar as instruções em pouquíssimo tempo. No caso dos microcontroladores, um dos primeiros parâmetros a ser levados em consideração é o oscilador.

E existem muito mais aplicações atuais, que só são possíveis graças a compreensão desta e de outras grandezas físicas.

Para finalizar…

Bom galera, o artigo foi relativamente simples. E, este foi o objetivo: Mostrar, de forma clara e prática, o que é frequência e uma das aplicações. Este é um tópico, geralmente, apresentado nas matérias de Física, sendo essencial sua compreensão. Espero que tenham gostado e se surgir dúvida ou sugestão, deixe seu comentário aqui embaixo.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.