O que aprendi nas aulas de Concreto I: Laje

Fala galera, tudo certo?! Bom, conforme prometido no artigo passado, hoje vamos ver como fazemos o pré-dimensionamento de uma laje. Se você não viu o post passado, onde dei uma breve introduzida sobre estruturas, sugiro que clique aqui, antes de prosseguir! Agora, se você já está por dentro do assunto, então role a tela para baixo e confira!

Passo 1: Quantas direções teremos?!

 Bom, como no artigo passado eu já falei o que era uma laje, não vou entrar em definições, novamente. Sendo assim, o primeiro passo para fazer o pré-dimensionamento de uma laje é descobrir em quantas direções ela será armada. Para isso, definimos primeiro quem será o “L” (ou ly) e quem será o “l” (ou lx).

O lado L ou ly será o lado maior da laje;

E, por sua vez, l ou lx será o menor lado.

Definido isso, fazemos o seguinte cálculo:

O resultado dessa conta será adimensional, ou seja, não terá unidade de medida. Feito isso, analisaremos o resultado. Se ele der maior do que 2, isso significa que nossa laje só terá armação em uma de suas direções. Agora se esse valor for menor ou igual a 2, então teremos uma laje armada nas duas direções.

Ou

Passo 2: Qual a altura da nossa laje?

Bom, definida a quantidade de direções da armadura da laje, agora nós vamos pré-dimensionar sua altura. Caso o cálculo anterior tenha dado uma direção, então, a altura será definida através do seguinte cálculo:

Agora, se o cálculo deu duas direções, faremos o seguinte cálculo para definir a altura:

Observações importantes:

Segundo a NBR6118, toda laje tem uma espessura mínima a seguir. E essas espessuras são:

  1. a) 7 cm para laje de cobertura não em balanço;
  2. b) 8 cm para lajes de piso não em balanço;
  3. c) 10 cm para lajes em balanço;
  4. d) 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN;
  5. e) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN;

No caso das aulas que eu tive, nós considerávamos para os cálculos do pré-dimensionamento, que as lajes eram maciças.

Passo 3: Vamos definir as cargas?

Bom, no terceiro e último passo do pré-dimensionamento da laje, vamos definir as cargas que a mesma terá de suportar. A primeira delas é o seu peso próprio. E, o cálculo para defini-lo é simples: Basta multiplicar as dimensões da laje (largura x comprimento x altura) pelo peso específico do concreto (25kN/m³) e o coeficiente de segurança (1,6), ou seja:

Vale lembrar que, para a realização dessa etapa do cálculo, é necessário converter todas as medidas para metros!

Em seguida, nós calculamos o peso da camada de regularização dessa laje. Aqui, vamos considerar que essa regularização terá a espessura de 3 cm e seu peso específico será de 21kN/m³. Sendo assim a camada de regularização (Creg):

Em seguida, calculamos a carga do revestimento. Isso dependerá, diretamente, do tipo de revestimento escolhido para o local. Cada revestimento possui uma espessura e um peso específico singular. Segue abaixo alguns exemplos, conforme a NBR6120:

Quanto a espessura, você pode consultar um catálogo de compra de revestimentos. Afinal, a espessura de uma placa de granito é bem diferente de um revestimento cerâmico…

Sendo assim, o cálculo fica assim:

A próxima etapa é definir o peso da sobrecarga do ambiente. Isso dependerá do uso ao qual esse ambiente será destinado. Afinal, o tráfego de pessoas, a quantidade de mobília, por exemplo, influencia diretamente nessa sobrecarga. O valor de sobrecarga por metro quadrado de ambiente (kN/m²) pode ser consultado, também, na NBR6120. Vou deixar aqui alguns exemplos para vocês, beleza?!

Quanto ao cálculo, para descobrir a sobrecarga do seu ambiente (SC), basta você multiplicar a área da superfície da sua laje pela sobrecarga que se aplicará ao uso do mesmo. Então:

Agora, você somará todos os valores anteriormente descobertos para obter a carga total da laje (qtotal):

Porém, esse valor não é o suficiente. Precisamos saber quanto de carga atuará em cada metro quadrado da nossa laje. Então, dividiremos esse valor pela área total da nossa laje, ou seja:

E, com isso, finalizamos o pré-dimensionamento da nossa laje!

Na próxima semana, daremos continuidade, pré-dimensionando as vigas, beleza?!

Concluindo…

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

 

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.