O que aprendi nas aulas de Concreto I: Exercício Prático (parte II)

Fala galera, tudo certo?! Bom, no post de hoje, vamos dar continuidade no exercício, que começamos a fazer na semana passada. Então, vamos ver, na prática, o cálculo de pré-dimensionamento de vigas. Se você caiu aqui de paraquedas e não sabe de qual exercício estou falando, sugiro que clique aqui, para ver o começo, onde pré-dimensionamos a laje! Agora, chega de enrolação e vamos ao exercício!

Lembrando o enunciado do exercício…

Conforme o croqui e informações adicionais abaixo, vamos pré-dimensionar hoje, nossas vigas!

Passo 1: Carregamento das vigas

Como vimos na semana passada, nossa laje será armada em apenas 1 direção, logo sabemos que a distribuição de cargas entre as vigas será dessa forma:

Então, o cálculo de cargas para as vigas V1 e V2, que são as maiores, será o seguinte:

Já para V3 e V4, o cálculo de carga atuante:

Passo 2: Dimensões das vigas

Em nosso pré-dimensionamento, como foi dito no artigo sobre vigas, sabemos que a espessura da viga, ou seja, bw é dada pelo projeto arquitetônico. E, a altura é calculada conforme a fórmula abaixo. Sendo assim, nossas V1 e V2 terão:

Para V1 e V2, adotaremos hy = 1,20m e bw = 0,20m.

Já para V3 e V4, teremos valores iguais para bw, porém, diferentes para hx, definidos por:

Para V3 e V4, adotaremos hx = 0,36m e bw = 0,20m.

Passo 3: Reações das vigas

Vamos calcular as reações dos apoios das vigas. Primeiro, vamos calcular os valores de reação para V1e V2, beleza?! Então, comecemos pelo peso próprio da viga:

Como podemos ver no croqui lá em cima, no piso superior, há alvenaria. Logo, temos que calcular o peso, que a alvenaria exerce na viga:

Agora, façamos a somatória das cargas atuantes nas vigas V1e V2:

E, para finalizar as vigas V1e V2, calculemos a reação dos apoios:

Agora, vamos repetir os mesmos cálculos para encontrar a reação de apoio para V3e V4:

Alvenaria:

Somatória das cargas atuantes:

Reação dos apoios:

Bom galera, na semana que vem, nós finalizaremos esse exercício vendo o pré-dimensionamento de pilares e sapatas! Não perca!

Concluindo…

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.