O que aprendi nas aulas de Concreto I: Exercício Prático (parte I)

Fala galera, tudo certo?! Bom, conforme prometido na semana passada, hoje vamos fazer um exercício completo simples, utilizando todas as fórmulas citadas ao longo dessa série de artigos. Caso você tenha caído aqui de paraquedas e não saiba do que estou falando, sugiro que clique aqui e veja os artigos anteriores, nos quais falei sobre o pré-dimensionamento de estruturas. Ah, como se trata de várias etapas, vamos separar esse exercício em 3 partes. Então hoje, nós vamos ver a parte que trata da laje, beleza?!

Agora, chega de enrolar e vamos direto para o exercício.

Botando a mão na massa…

Conforme o croqui e informações adicionais abaixo, vamos pré-dimensionar, hoje, nossa laje!

Passo 1: Direções da Laje

Sendo ly, ou L, igual a 10m e lx, ou l, igual a 3m, teremos:

Logo se:

Então, nossa laje será armada em apenas 1 direção.

Passo 2: Altura da laje

Sendo nossa laje armada em 1 direção:

No caso, consideremos que a laje será maciça e pelo desenho, que é uma laje de piso. Por uma questão de economia, para lajes maciças, nós consideramos sempre o menor resultado, para a altura dessa laje. Entretanto, a menor altura que encontramos entra em conflito com a NBR6118, que diz que a altura mínima usada para lajes de piso é de 8 cm. Logo, nossa altura a ser adotada será a mínima exigida pela norma, que se encaixa no nosso parâmetro calculado. Ou seja:

Passo 3: Definição das cargas atuantes na laje

Agora, vamos calcular as cargas que atuarão em nosso exemplo. Nossa primeira carga será o peso próprio da laje.

Achado o peso próprio, agora vamos calcular a carga da nossa camada de regularização do piso.

Depois disso, calculemos a carga que o nosso revestimento causará na laje. Atente-se àquela tabela no começo desse exercício. Nela é explicado o tipo de revestimento e o seu respectivo peso específico:

Feito isso, vamos para o cálculo da nossa sobrecarga. No nosso caso, foi especificado lá em cima que a sobrecarga será de 1,50 kN/m². Logo:

Sendo assim, nossa carga total atuante na laje será de:

Com esse resultado, determinamos a carga distribuída pela laje:

Bom, guardem esse resultado com carinho! Isso porque, vamos precisar dele na semana que vem, quando continuaremos esse exercício… Semana que vem, vamos ao pré-dimensionamento das nossas vigas! Não perca!

Concluindo…

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.