Monte sua Franzininho – Um Arduino para todos

Olá, meus queridos caiçaras tudo bem? No post de hoje, mostrarei um projeto para vocês muito interessante, open hardware e brasileiro. É a Franzininho, uma placa de baixo custo que pode ser aplicada em vários projetos.  Antes de tudo, vamos entender um pouco sobre o que é Open Hardware.

A importância do Open Hardware

O Open Hardware tem ganhado força nos últimos anos e, consequentemente, o movimento maker também. Sua importância é fundamental, pois permite uma troca e experiências e aprendizado na comunidade, além de otimizações de projetos existentes. Isto é, é uma excelente forma de estudo. Projetos como Franzininho, são oriundos deste movimento, que permite democratizar o acesso e alterar projetos existentes, com o intuito de inserir mais pessoas nesse meio.

A iniciativa é tão poderosa, que o projeto open hardware mais conhecido e que, com certeza, mudou o conceito de prototipação, todos já sabem que é o Arduino…

O projeto Franzininho

A Franzininho foi desenvolvida por Fábio Souza – Embarcados, com o objetivo de ser simples e usual ao público maker, já que fora criada para uso nas atividades em FAB Labs.

Montagem da Franzininho

Com hardware baseado nos projetos Arduino Gemma e Digispark, utilizam o microcontrolador ATtiny85, podendo ser programado na IDE do Arduíno.  É um microcontrolador com apenas 8 pinos, mas que tem recursos interessantes:

Pinagem ATtiny85

Recomendo a leitura do artigo, no próprio site do Portal Embarcados, onde tem todos os detalhes da placa e, também, a lista e componentes, caso queira montar a sua: https://www.embarcados.com.br/franzininho/ .

Que tal aprender a soldar e montar sua Franzininho?

Você pode meter a mão na massa e montar sua própria Franzininho e, também, soldar componentes eletrônicos! Haverá no dia 30/09/2017 uma oficina, comandada por Gedeane Kenshima, explicando os conceitos, dicas para uma boa solda e todo o suporte para os primeiros passos com a placa. Os detalhes estão disponíveis no seguinte evento do Facebook: “Montando sua franzininho”.

No evento, você verá detalhes da inscrição. E, vale ressaltar algumas observações importantes:

  • Você precisa levar um computador
  • Você receberá certificado de participação e apresentações no final

Não perca essa oportunidade de aprender algo novo e ganhar um certificado (elimina horas complementares da faculdade rs).

Para finalizar…

Bom galera, este artigo foi para mostrar a importância e conceitos e projetos open hardware, abordando um projeto brasileiro. Além disso, também queremos convida-lo para um evento, em que você possa colocar suas habilidades em prática e aprender novos conceitos! Espero que tenham gostado e, se tiver alguma iniciativa e ou evento que deseja divulgar, comente aqui embaixo e terei o prazer de lhe responder.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.